Quem declara Imposto de Renda (IR) dificilmente sabe para onde é destinado o tributo pago anualmente ao governo federal. Todos sabem que os recursos para educação, cultura e esporte são insuficientes. O que poucos sabem é que, Caxias do Sul, tem disponível, aproximadamente R$ 12 milhões que poderiam ser direcionados pelos cidadãos a entidades beneficentes e projetos que promovem a transformação social por meio das leis de incentivo. No entanto, segundo dados da Receita Federal e do Ministério da Cultura, nas declarações referentes a 2015, apenas R$ 1 milhão foram destinados para a cidade.
Leia mais
Vereadores prometem oposição responsável ao governo do prefeito eleito de Caxias do Sul, Daniel Guerra
Frei Jaime coordena a transição na FAS, na equipe do prefeito eleito
Todo cidadão que paga imposto de renda e declara pelo formulário completo pode selecionar projetos para destinar até 6% do seu imposto devido. Cerca de 90% da população gaúcha desconhece essa possibilidade. Existem empresas espalhadas por todo o país que fazem esse meio de campo e podem esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. A VR Projetos, por exemplo, criou a plataforma I.R do Bem. O diretor Renato Paixão explica que, para participar basta baixar gratuitamente o aplicativo no celular (pelo Google Play ou pelo Apple Store)ou acessar o site IRdobem.com.br.
O primeiro passo é localizar o simulador e calcular o valor que poderá ser destinado. Aí, é só escolher os projetos que quer ajudar e preencher o cadastro. Após, recebe o número de uma conta corrente para fazer o incentivo para projetos. Este ano, um dos projetos beneficiados e que foram incluídos na plataforma é o Remadas Solidárias,que atende a 325 crianças e adolescentes, com idade entre 10 e 18 anos. A iniciativa de inclusão social por meio do esporte foi criada pelo ex-atleta olímpico de canoagem Alvaro Koslowski em 2011 e oferece,entre outras atividades, aulas de canoagem, sempre no contraturno escolar. Segundo Koslowski,o projeto se mantém com leis de incentivos e esse dinheiro é fundamental para mantê-lo funcionando. Segundo o atleta, a propost avai além do esporte, fortalece o sistema de ensino, dá confiança,possibilita o contato com a natureza e com as pessoas, ensina limites e mostra uma visão mais aberta do mundo.