Economia

Mercado de trabalho

Sine de Caxias fará emissão emergencial de carteiras a partir desta quarta

Medida é para quem já garantiu vaga de emprego 

Ana Demoliner

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Divulgação / Laine Valgas
As instabilidades no serviço de emissão de carteiras de trabalho começaram ainda em maio, quando o método digital começou a operar.

As constantes instabilidades do novo sistema que emite carteiras de trabalho vêm trazendo transtornos para quem precisa fazer o documento com urgência. A partir desta quarta-feira, porém, o cenário deve melhorar para uma parte da população: as pessoas que contam com uma vaga de emprego garantida.

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Conforme o coordenador de desenvolvimento social da agência FTGAS/Sine de Caxias, Rudinei Batistel Pereira, carteiras de trabalho emergenciais serão encaminhadas para quem encontrou uma vaga, mas não pode assumir pela falta do documento. É importante, entretanto, que a pessoa tenha como comprovar essa garantia.

– Nesses casos, a orientação é para que venha direto na agência, sem precisar agendar pelo site. Comprovando que conseguiu o emprego, faremos o documento pelo sistema novo, se ele estiver funcionando, ou até mesmo pelo velho, se o novo não estiver operando – explica Pereira.

Na última sexta-feira, o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, emitiu uma nota determinando a emissão de 1,5 milhão de carteiras em todo o Brasil para atender à demanda emergencial. Para o Rio Grande do Sul, seriam 30 mil documentos.

O gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte, destaca que o órgão ainda não recebeu o comunicado oficial de que deve confeccionar carteiras emergenciais pelo método antigo. A forma nova é digitalizada, enquanto a velha é por papel.

– Nem temos mais as folhas usadas pelo método antigo, então é preciso que nos passem esse material antes de qualquer coisa. Mas é compreensível essa medida sim, já que ao invés de melhorar, o sistema novo só está atrasando a emissão – relata Corte.

As instabilidades no serviço de emissão de carteiras de trabalho começaram ainda em maio, quando o método digital começou a operar. Quando não há dificuldades no serviço, cerca de 80 carteiras são confeccionadas por dia em Caxias, relata Pereira. Atualmente, a espera para encaminhar o documento na cidade é de cerca de 40 dias.

COMO FAZER A CARTEIRA DE TRABALHO

:: Acesse o site fgtas.rs.gov.br/carteira-de-trabalho e agende o atendimento
:: No dia agendado, compareça à agência do Sine (em Caxias do Sul, ela fica na Avenida Júlio de Castilhos, 1.478)
:: Documentos para 1ª via: comprovante de residência, carteira de identidade original, certidão de nascimento ou de casamento e CPF
:: Emissão da 2ª via: além dos documentos da 1ª via, leve a carteira de trabalho anterior em condições de leitura do número e série. Caso estas informações não estejam legíveis, você pode conseguir em uma agência da Caixa Econômica Federal por meio dos seguintes documentos: cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CNPJ da empresa, extrato do PIS/PASEP ou FGTS, requerimento do seguro-desemprego e termo de rescisão do contrato de trabalho homologado

No caso do documento emergencial


:: Consiga um atestado do empregador afirmando que o trabalhador conquistou a vaga
:: Leve todos os documentos já exigidos normalmente (acima), além do PIS emitido pela Caixa Econômica Federal e uma foto 3x4
:: Vá até a agência de forma direta, sem agendar pelo site

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