Antes vista como uma oportunidade de se destacar no mercado, a economia criativa passou agora a ser uma necessidade. É isso que acredita Ana Carla Fonseca, diretora do projeto Garimpo de Soluções. A especialista, que também é coordenadora do Programa de Educação Continuada da Fundação Getulio Vargas (FGV) sobre economia criativa e cidades criativas, estará em Caxias do Sul nesta terça-feira em evento promovido pelo Avanti Serra, projeto do Grupo RBS com parceria da ANC Urbanizadora e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Leia mais
Brinquedos "antigos" reaparecem como opção de presente em Caxias
Forte chuva desta quarta-feira alaga parte da Mercopar, em Caxias
Dissídios fechados em Caxias neste ano não superam inflação
O tema da palestra ministrada por Ana Carla será Cidades Criativas e Inteligência Coletiva. A especialista vai dissertar sobre como esses conceitos podem fazer a diferença no mercado e na vida das pessoas.
– Uma das grandes belezas das indústrias criativas é a capacidade de dinamizar setores tradicionais da economia, como em um salutar efeito dominó. É o caso do impacto potencial de novas propostas da moda no setor têxtil, da arquitetura na construção civil, do design em virtualmente toda a economia. É isso que constitui a economia criativa: atividades econômicas que geram produtos e serviços com diferencial – explica Ana Carla em artigo recente publicado no Estadão.
A economia criativa, ressalta a especialista, pode ter ligação direta com as cidades. Incorporar esse conceito como base de desenvolvimento da sociedade é fundamental, inclusive, para que saiamos da recessão atual:
– Cidades que adotaram a economia criativa como estratégia vêm reconhecendo a importância de investir em um locus urbano que nutra, estimule e atice essa efervescência criativa. Basta pensar em Barcelona, Londres, Berlim, Nova York - todas elas cidades sinestésicas, onde propostas arrojadas encontram oxigênio e nas quais a possibilidade de se encantar e inspirar no trabalho e fora dele é dada como certa. Porque a fronteira entre a vida e o trabalho é cada vez mais fluida e não há como ser criativo vivendo apenas em um ambiente apático – resume.
Além da palestra de Ana Carla, a programação do Avanti Serra desta terça-feira contará com workshops sobre variados temas, como inovação em games e arquitetura sustentável (veja abaixo). O propósito do Avanti é propagar boas ideias e apresentar novos conceitos que contribuam com o desenvolvimento da região.
SERVIÇO
O que: Avanti Serra
Quando: nesta terça-feira
Onde: Campus 8 da UCS (Avenida Frederico Segala, 3099, Bairro Samuara – ERS 122, Km 69)
Quanto: entrada é franca
Inscrições: avantiserra.com.br ou pela fanpage facebook.com/avantiserra
As atividades
Palestra
19h30min – Cidades Criativas e Inteligência Coletiva, com Ana Carla Fonseca
Workshops
18h – Inovação na Indústria de Jogos Eletrônicos, com Marcelo Fardo
18h – Base de Criatividade Gastronômica com Ingredientes da Região Voltada à Saúde e Sustentabilidade, Thiago Favero
18h – Arquitetura Sustentável _ Uma abordagem Prática, com as arquitetas Deise De Conto, Simone Fraga e Daniela Bampi
18h – A Música como Negócio, com Beto Scopel e Juliana Pandolfo
18h – Turismo e Economia Criativa, com a professora Susana Gastal
Desenvolvimento
Economia criativa é o tema de palestra do Avanti Serra desta terça-feira, em Caxias
Inovação e inteligência norteiam atividades no Campus 8
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project