Subiu para 31 o número de agências bancárias de Caxias que está aderindo à greve nacional de alguma forma. Conforme levantamento do Sindicato dos Bancários de Caxias e Região realizado nesta quinta-feira, dos 75 bancos da cidade, 26 aderiram totalmente à paralisação. A mobilização atinge cerca de 35% das unidades. Outras cinco agências funcionaram parcialmente.
No primeiro dia de greve, que ocorreu na última terça-feira, eram 23 unidades paralisadas totalmente e outras quatro de forma parcial. A adesão em Caxias, portanto, cresceu 13%.
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Ainda segundo a entidade, outras cinco agência de abrangência do sindicato paralisaram nesta quinta-feira: duas em São Marcos, uma em Farroupilha (de forma parcial), uma em Flores da Cunha e outra em Gramado.
Em Bento Gonçalves, conforme o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (Seeb BG), pelo menos cinco agências paralisaram ontem totalmente e outras duas de forma parcial.
Como o início da greve coincidiu com o período do pagamento e com uma semana que abrangeu um feriado, filas grandes se formaram ontem em frente a lotéricas e agências bancárias de Caxias.
Em todo o Brasil, 8.454 agências e 38 centros administrativos tiveram as atividades paralisadas. O número representa 35,91% das agências bancárias do país e um crescimento de 13% da mobilização na comparação com a terça-feira.A categoria protesta contra a proposta de reajuste (de 6,5%) apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e reivindica aumento de 14,78% (o que contempla 5% de aumento real e a inflação de 9,57%).
ALTERNATIVAS
:: Informe-se se a agência bancária que utiliza aderiu à paralisação – em geral, as agências continuam operando, ainda que apenas parcialmente. No caso da agência estar em greve geral, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do banco e pergunte se há outra agência próxima operando que possa atendê-lo.
:: O consumidor pode também realizar o pagamento de suas contas por telefone, internet ou nos caixas eletrônicos. É importante solicitar e guardar comprovantes de pagamento. No caso da internet, o comprovante pode ser impresso ou salvo no computador/celular. Pelo telefone, o consumidor deve anotar o número do protocolo.
:: É válido lembrar que contas de serviços públicos como água, luz e telefone também podem ser pagas em casas lotéricas e em estabelecimentos conveniados, como alguns supermercados.
:: Caso nenhuma dessas alternativas seja viável, entre em contato com o fornecedor perguntando se existem outras maneiras de pagar a conta ou até mesmo se a data de vencimento não pode ser prolongada. Se o pagamento for realizado diretamente com a empresa, ou em outro local, não se esqueça de solicitar um recibo.
:: Vale ressaltar que é de responsabilidade do fornecedor oferecer meios alternativos para que o consumidor realize o pagamento, pois isso faz parte do exercício da atividade comercial. Como a greve não é de responsabilidade do fornecedor nem do consumidor, não devem ser impostas penalidades, como multa e juros, no caso de atraso no pagamento.
:: Independentemente disso, é recomendado que o consumidor se programe para realizar suas obrigações e, no caso de não conseguir, tenha provas de que tentou realizar o pagamento (ao entrar em contato com a empresa para negociar o pagamento, por exemplo, peça e anote o número do protocolo para comprovar boa-fé).
Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Procon