Após pressão da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), indo ao Palácio Piratini cobrar melhorias do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, o governador José Ivo Sartori sugeriu a criação de um grupo técnico para estudar a concessão. Nos últimos dias, passageiros reclamam da situação precária da sala de embarque com poltronas desgastadas. Uma comitiva da CIC esteve reunida por cerca de duas horas com Sartori. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
Poltronas do aeroporto de Caxias estão rasgadas
Confira quais são os bairros mais caros de Caxias
Conselho de Administração da Marcopolo aprova incorporação da Neobus
A concessão do aeroporto de Caxias é uma bandeira da CIC e, conforme o presidente da entidade Nelson Sbabo, a expectativa é de que a medida resulte em melhores condições e também na ampliação das operações enquanto não sai o novo aeroporto em Vila Oliva. Diante das dificuldades de caixa do Estado, Sartori disse a comitiva que não vê problema em abrir mão da administração do atual aeroporto para garantir a qualidade das instalações e operações.
O governador, o secretário-geral, Carlos Búrigo, e o secretário adjunto dos Transportes, Vanderlan Frank Carvalho, prometeram constituir um grupo técnico permanente que irá analisar a viabilidade legal da concessão do aeroporto. É a primeira ação concreta sobre o tema anunciada até agora. Sartori determinou ainda que fossem providenciadas as melhorias já previstas no cronograma da Secretaria Estadual dos Transportes, com recursos provenientes da Cide, o imposto da gasolina.
De acordo com Frank, serão R$ 674 mil para executar uma série de melhorias, como reformas de prevenção à incêndio, compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os Bombeiros, colocação de piso tátil, cobertura para acesso dos passageiros e aquisição de longarinas. Já para o estacionamento, está sendo estudada uma forma de ele ser repassado para a construção e exploração da iniciativa privada ainda em 2016, conforme o adjunto dos Transportes.
Em relação às estradas, foi anunciado que a recuperação da Rota do Sol, no trecho entre Lajeado Grande e Tainhas, deverá ter início no mês de outubro, após técnicos revisarem o projeto de financiamento contratado com o Banco Mundial. Também foi solicitada a construção de mais uma pista na RS-122, no sentido Nova Milano-São Vendelino e duplicação de Farroupilha a Bento Gonçalves, incluindo o trevo da Telasul. O diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñes, voltou a dizer que o projeto está em fase de desenvolvimento.