Poucos profissionais torcem tanto para que a chuva dê uma trégua neste final de semana quanto os lojistas. Com os estoques cheios de mercadorias destinadas ao Dia das Crianças, os pontos de venda esperam boa movimentação neste sábado e domingo, mas o clima precisa contribuir para que o caxiense queira sair de casa. De qualquer forma, em relação à data festiva do ano passado, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) projeta queda de 5% no faturamento do setor, motivada pelo cenário geral de retração no consumo.
Na comparação com setembro, porém, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estima crescimento de 6% em outubro, impulsionado justamente pelas vendas focadas nos pequenos. Embora não seja digno de comemoração, o momento atual do comércio, acredita Ivonei Pioner, diretor da entidade, não é de pessimismo:
- Nos últimos meses estamos notando uma acomodação. As vendas não estão boas, mas pararam de cair naquela velocidade de antes. Essa estabilização nos deixa mais tranquilos - relata.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Assim como nas datas comemorativas anteriores, como Páscoa e Dia das Mães, acredita-se que este seja o Dia das Crianças do "presentinho". O tíquete médio de compra, analisa Sadi João Donazzolo, presidente do Sindilojas, está bem menor:
- O próprio mercado já está se adaptando a esse comportamento e lançou uma variedade grande de opções mais em conta - relata o dirigente.
Uma prova de que o mercado está se movimentando, apesar das incertezas econômicas que rondam o consumidor, são as novidades em lojas de brinquedos que surgiram neste ano em Caxias, lembra Pioner. Somente nas últimas semanas, pelo menos três empreendimentos inauguraram pontos de venda na cidade de olho no Dia das Crianças.
O Grupo Cia do Desenho também investiu recentemente na ampliação do segmento, abrindo uma segunda unidade que conta com espaço kids. A estratégia tem dado certo:
- Apesar de ser um ano complicado para a economia, estamos registrando crescimento no faturamento e boas vendas nesta semana, já que investimos bastante em atrativos e divulgação - relata Cristiano Santini, proprietário da rede.
Segundo Pioner, além de brinquedos, os produtos mais procurados para presentear as crianças estão sendo livros e peças de vestuário. Neste domingo, embora não seja comum, parte dos estabelecimentos voltados a esse filão estará aberta para contemplar quem deixou o presente para a última hora.
Hora do "presentinho"
Comércio de Caxias projeta queda de 5% nas vendas para o Dia das Crianças
Em relação a setembro, porém, estimativa é de crescimento de 6%
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project