Caxias do Sul já fechou 8.280 vagas de emprego em 2015. Desde março, todos os meses deste ano têm números negativos na cidade. O acumulado dos últimos 12 meses aponta o fechamento de 13.105 postos de trabalho.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Pela primeira vez em nove anos, o mês de setembro registrou um número maior de demissões do que de admissões: foram cortadas 1.090 vagas na cidade. A queda é puxada pela indústria de transformação. Ainda que negativo, o mês de setembro apresentou um número de demissões menor do que a média dos três meses anteriores.
Outros grandes municípios da Serra Gaúcha também registram queda no mercado formal tanto em 2015, quanto no mês de setembro. Em Bento Gonçalves, o ano acumula 833 postos a menos, sendo 219 só no último mês. Em Farroupilha, foram fechadas 106 vagas em setembro e 180 no ano.
Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho mostram que essa é uma tendência também no Rio Grande do Sul e no Brasil. No Estado, o mês de setembro teve 8.191 vagas a menos. O Brasil fechou 95.602 postos com carteira assinada no mês passado. É o sexto mês seguido de queda no número no país. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última semana.