Mês a mês, a economia de Caxias segue acumulando quedas em 2015. Em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2014, o desempenho da cidade caiu 15,5%. Com o novo resultado, a economia caxiense acumula prejuízos de 15,7% no ano e 12,6% em 12 meses. Esses dados foram apresentados na tarde desta terça-feira pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL) e pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
Confira as últimas notícias do Pioneiro
Além de apresentar números negativos no desempenho há mais de um ano, a economia de Caxias não apresenta sinais de melhora para o curto prazo. Em função disso, conforme Carlos Zignani, diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC, a projeção é que o ano encerre com baixas de 17% a 20%.
- A tendência é que os números piorem um pouco mais nesse último trimestre, até porque boa parte das indústrias deve fazer férias coletivas no final do ano e muita gente vai viajar. Assim, a cidade vai esvaziar e as vendas vão cair mais - aponta Zignani.
No acumulado do ano, o comércio caxiense apresenta queda de 23,6%. A única notícia boa para o setor nesse balanço apresentado nesta terça-feira é que as vendas de agosto cresceram 8,2% em relação a julho.
- Acreditamos que cresceu especialmente pelo Dia dos Pais e pelo bom tempo que permaneceu no mês passado. Com o tempo quente e as lojas fazendo tantas promoções, o caxiense comprou mais - analisa Maria Carolina Gullo, assessora de Economia e Estatística da CDL.
A indústria, assim como o comércio, registra baixas expressivas. No ano, o desempenho do setor acumula queda de 21,4%. Já serviços é o segmento que menos tem sentido a retração e apresenta leve queda de 1% em 2015.
Queda constante
Economia de Caxias acumula prejuízos de 15,7% no ano
Projeção de fechamento para 2015 aponta para baixa de 17% a 20%
Ana Demoliner
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project