"As empresas gostam muito de falar em eficiência. Na verdade, vocês têm de dar para as pessoas o que é significante para elas. Isso é mais importante do que ser uma empresa eficiente".
A declaração é do americano Bruce Nussbaum, uma das maiores autoridades mundiais em inovação, design e inteligência criativa, em sua palestra concorrida na noite desta segunda-feira no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.
Cerca de 200 pessoas, entre empresários, estudantes e profissionais do setor, compareceram ao evento, buscando inspiração para seus negócios e carreiras em tempos de dificuldades econômicas e escassez de empregos.
Nussbaum é professor de inovação e design na Parsons The New School for Design, em Nova York, e também é o autor do livro Creative Intelligence. O especialista ensinou ao público que todo mundo poder ser criativo, basta treinar para isso, mas que "vivemos em um tempo de VUCA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade)."
- Enquanto nós tentamos nos acostumar com alguma mudança, outra coisa está mudando - sintetizou.
Para Nussbaum, que é mestre em Ciência Política pela Michigan University e foi recentemente nomeado pela I.D Magazine como uma das 40 pessoas mais influentes em Design, as empresas devem acrescentar mais design em sua produção para, assim, torná-la mais atraente para o mercado. A estratégia, avalia, é uma boa maneira de crescer em época de recessão.
O americano defende que precisamos de novas formas de inovação. O método tradicional, de pequenas mudanças por vez, não é mais viável num mundo que alterna tendências diariamente.
- Reenquadrar seu negócio é uma ferramenta poderosa. Especialmente em tempos de crise, como é o caso do Brasil, mudar a forma de se engajar com seus consumidores pode fazer toda a diferença - afirma, dizendo que "criatividade não é algo complexo, mas muito simples".
- A maioria dos grandes movimentos de criatividade é apenas a conexão de dois ou três pontos. Você pega algo significante, tradicional e liga com uma nova tecnologia ou com uma nova forma de ver as coisas. Normalmente isso é criatividade - define.
Nussbaum frisa que é importante voltar-se ao mercado:
- É mais importante achar um significado entre seus consumidores e depois aplicar uma tecnologia do que encontrar uma tecnologia e esperar que seus consumidores encontrem um significado. Não dá certo, como foi o caso do Google Glass - exemplificou.
A Bertussi Design foi a responsável por trazer o americano para a cidade. A palestra contou com patrocínio do Sindesign/RS, do Pioneiro, da OU, da Bontempo e da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Palestra na CIC
"Criatividade não é algo complexo", diz americano Bruce Nussbaum, em Caxias
Autoridade mundial sobre inovação, design e pensamento aponta caminhos contra a crise
Ana Demoliner
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