A movimentação no primeiro dia de Feirão Caixa da Casa Própria em Caxias, neste sábado, pode até não ter sido tão intensa quanto em outras edições, mas o visitante mostrou mais intenção de compra do que nos outros anos. A mudança foi percebida por boa parte dos corretores do evento, que segue até domingo no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva oferecendo mais de mil imóveis novos e usados.
Conforme André Luiz Henz, gestor da Auxiliadora Predial, o número de atendimentos neste primeiro dia foi até seis vezes menor, mas a quantidade de negócios fechados ou prospectados é igual ou superior a outras edições:
- O mercado está flexibilizando mais as condições de pagamento, porque o vendedor sabe que nesse momento de retração aquela oportunidade pode ser única. Costumo dizer que o momento está bom para comprar e ruim para vender - conta.
Além das incertezas econômicas atuais, que estimulam o consumidor a se planejar, a facilidade de acesso às informações pela internet também tem ajudado o consumidor a tomar decisões. Boa parte das pessoas, constata Alexandre Susin, diretor de relações com o município do Sinduscon Caxias, está chegando "pronta" ao Feirão da Caixa.
- A maioria já sabe o que quer comprar e até que tipo de financiamento se encaixa. Mas as que não sabem, venham da mesma forma que saberemos orientar - explica.
O atual cenário de retração na economia pode inclusive ser um aliado do consumidor neste momento. Além de melhores formas de pagamento, o comprador de imóvel está encontrando opções mais baratas em alguns casos.
- Os preços estão mais realistas, mais justos. O mercado deu uma acalmada nas ambições - acredita Elton Pacheco, corretor da Prolar.
A entrada para os visitantes no Feirão é gratuita e o estacionamento também não tem custo. O evento conta com atividades recreativas para as crianças.
:: Programe-se
O que: 11º Feirão Caixa
Onde: Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva
Quando: dias 16 e 17 de maio de 2015
Horário: das 9h às 18h
Quanto: entrada e estacionamento gratuitos
Realização: Sinduscon Caxias e Caixa Econômica Federal