O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Caxias do Sul constatou irregularidades em algumas máquinas que estão sendo expostas na Fimma, feira do setor moveleiro que iniciou nesta segunda-feira, em Bento Gonçalves. Fiscais do órgão encontraram pelo menos quatro equipamentos em 10 estandes que não estavam de acordo com a legislação relativa à segurança e medicina do trabalho.
Vanius Corte, gerente regional do MTE, explica que na maioria dos casos os equipamentos não cumpriam a Normas Regulamentadora (NR) 12, que diz respeito à segurança no trabalho de máquinas e equipamentos. Uma placa em cada uma dessas máquinas irregulares foi fixada pelo MTE.
- A legislação do trabalho é clara em apontar que os equipamentos que não se enquadram nas NR's não podem ser vendidos, importados e nem mesmo expostos -esclarece Corte.
Ainda conforme o gerente, algumas máquinas estavam sendo comercializadas com o "kit NR12":
- Seria como vender um carro com o "kit segurança", que incluiria freio e cinto de segurança. Isso não é opcional, é obrigatório.
O MTE avisa que fará novas fiscalizações na Fimma durante a semana. A feira, que segue até sexta-feira, conta com 600 marcas de mais de 40 países que expõem as novidades do segmento no Parque de Eventos da cidade.
A diretoria da Fimma preferiu não se manifestar por entender que o problema diz respeito aos expositores, e não diretamente à feira.
Fiscalização
Ministério do Trabalho constata irregularidades em algumas máquinas de expositores da Fimma, em Bento Gonçalves
Pelo menos quatro equipamentos de 10 estandes não cumpriam regras de segurança
GZH faz parte do The Trust Project