Em tempos de economia desacelerada, a palavra de ordem nas indústrias da Serra tem sido competitividade. Para o setor moveleiro, uma verdadeira aula sobre o assunto começa nesta segunda-feira, com a abertura da 12º Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma), em Bento Gonçalves. Até sexta, 600 marcas de mais de 40 países expõem as novidades do segmento no Parque de Eventos da cidade.
O principal diferencial desta edição, acredita o diretor de Comercialização e Divulgação da feira, Juarez José Piva, é o foco dos lançamentos em automação e design. Com investimentos nesses quesitos, destaca, as indústrias nacionais poderão atender melhor o mercado externo.
- Notamos que as novidades aproveitam toda a matéria-prima dos itens, sem sinais de desperdício. Isso é muito importante para o setor moveleiro nacional se tornar competitivo com a China, com a Europa, com os Estados Unidos, e podermos assim vender para todo o mundo - destaca Piva.
Considerada a maior feira do cadeia de madeira e móveis da América Latina, a Fimma deve receber mais de 40 mil visitantes nos cinco dias de evento. Entre o público, são esperados desde o marceneiro até o grande empresário.
- A feira é uma grande universidade para todos os profissionais do setor - avalia o diretor, citando como exemplo o Projeto Comprador, que incentiva a internacionalização das empresas, e o Fimma Marceneiro, que ensina tendências de gestão aos pequenos negócios.
Neste ano, a projeção de negócios da Fimma é superar a marca de US$ 300 milhões. Praticamente 100% das máquinas expostas, aponta Piva, já foram vendidas antes mesmo da feira começar, já que as negociações se iniciam com algumas semanas de antecedência e seguem por mais alguns meses depois do encerramento.
Além do setor moveleiro, o setor de serviços é outro que se potencializa com a Fimma. Na sexta-feira, contou Piva, já não havia mais vagas em hotéis de Bento Gonçalves e muitos visitantes também estão hospedados em Caxias e Garibaldi.
:: PROGRAMA-SE ::
Indústria moveleira
Fimma abre nesta segunda-feira em Bento Gonçalves
12ª edição da feira contempla mais de 600 marcas e espera superar a marca de 40 mil visitantes
GZH faz parte do The Trust Project