Diante de dúvidas dos moradores de Arroio do Sal sobre o reajuste do IPTU deste ano, o secretário da Fazenda, Gilvani de Medeiros, esclarece que não haverá uma alíquota única de aumento. No final de setembro, a Câmara de vereadores aprovou uma lei que atualiza a Planta de Valores dos imóveis e redução de alíquotas. Diante disso, cada morador terá um índice diferente.
Nos últimos dois anos a prefeitura de Arroio do Sal vem realizando o recadastramento dos imóveis, que já atingiu 80% da área da cidade. As revisões são de acordo com o valor real do imóvel. De acordo com o secretário, não se pode generalizar o aumento do imposto já que a revisão cadastral atinge os contribuintes de forma individual.
A Planta estabelece nova fórmula de cálculo para o imposto, além de tabelas corretivas para apuração dos valores venais dos imóveis urbanos. Para terrenos baldios a alíquota do imposto foi reduzida de 2% para 1,5% e para áreas edificadas de 0,75% para 0,60%. A atualização dos valores venais dos imóveis urbanos baseia-se em apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O secretário também ressalta que além das outras taxas que acompanham o IPTU não sofrerem reajustes, uma emenda do Legislativo definiu que nenhum cidadão terá aumento superior a 50% no imposto, mesmo que na atualização o valor venal do imóvel incida com percentuais maiores. A prefeitura concorda com a medida.
Os contribuintes têm até o dia 20 de janeiro para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Arroio do Sal com desconto de 15%. Após esta data, o pagamento em cota única terá desconto de 10% até 10 de fevereiro, mesma data em que ocorre o vencimento da primeira parcela para o parcelamento em até 10 vezes.
Tributos
Prefeitura de Arroio do Sal esclarece aumento no IPTU
Atualização da Planta de Valores com redução das alíquotas determinará reajustes individuais
GZH faz parte do The Trust Project