Começar o ano novo sem dívidas velhas é o desejo de muita gente neste final de 2014. Atualmente, mais de 68 mil caxienses devem, juntos, cerca de R$ 80 milhões. Para estimular os inadimplentes a limpar o nome neste final de ano, parte do comércio da cidade tem disponibilizado algumas facilidades, como descontos e parcelamentos das dívidas.
O Balcão de Negociação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também estendeu os horários de atendimento (veja quadro). Diariamente, cerca de 60 pessoas passam pelo ponto e mais de 50% conseguem renegociar seus débitos, voltando a ter poder de compra. Na última quinta-feira, a aposentada Ordelir Pereira Machado, 64 anos, foi até o balcão e conseguiu parcelar suas dívidas.
- É interessante porque assim a gente não precisa ir em vários lugares para negociar, aqui já concentra tudo - comemora.
As condições de pagamento variam em cada um dos 360 estabelecimentos cadastrados no Balcão, mas os parcelamentos podem chegar a seis vezes e os descontos à vista alcançam os 20%.
- Além disso, evita o constrangimento que algumas pessoas tem de negociar as dívidas nos pontos em que deve - avalia Carmem Basso, coordenadora da iniciativa.
O pagamento do 13º salário e demais rendas extras do final do ano, lembra o vice-presidente da CDL Caxias Diego Biglia, costuma fazer com que o número de devedores diminua nessa época do ano. Vale lembrar, porém, que o início do ano vem com muitas novas contas, como IPTU, IPVA e material escolar, então não há espaço para excessos.
:: PARA NÃO DEVER ::
- Pesquise preços antes de comprar.
- Não confunda necessidade de consumo com desejo de comprar.
- O limite do cartão de crédito e do cheque especial não fazem parte da sua renda.
- Evite ao máximo compras a prazo e nunca comprometa mais de 30% de sua renda com empréstimos ou financiamentos.
- Cuidado com enunciados como: "compre agora e comece a pagar só depois". Serão cobrados juros durante o período de carência.
- Planejar bem para adquirir algo é o primeiro e mais importante passo.
- Escolha produtos por sua durabilidade.
:: LIMPE SEU NOME ::
- Procure o estabelecimento que você está devendo e negocie uma forma de pagamento boa para ambos os lados.
- Procure o Balcão de Negociação, ao lado do SPC (no Palácio do Comércio, Sinimbu, 1.415). Lá, uma equipe treinada fica comprometida com a verificação das suas condições de pagamento e faz toda a negociação. Atualmente são cerca de 360 estabelecimentos conveniados. O Balcão estendeu os horários até dia 19 deste mês e agora atende das 8h às 18h de segunda a sexta (sem fechar ao meio-dia) e aos sábados das 9h às 12h.