Apesar de 2014 ter sido um ano norteado por incertezas econômicas e por um crescimento nacional que deve fechar perto de 0%, Caxias do Sul terá o que comemorar nas festas de final de ano. Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o município conta com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do interior do Rio Grande do Sul e ocupa a 35ª posição no país.
Também neste mês, um ranking ainda mais animador foi publicado pela revista Exame: Caxias é a melhor cidade do Estado em pesquisa que analisou os grandes municípios do país.
O levantamento da Delta Economics & Finance/América Economia, a pedido da publicação, chegou a essa conclusão depois de analisar 77 características de 5,5 mil cidades brasileiras. O estudo levou em conta critérios como qualidade de vida, saúde , economia, governança e segurança (veja quadro). Pela pesquisa, Caxias atingiu a 18ª posição no Brasil, com 50,16 pontos de 77 possíveis. Porto Alegre - a segunda gaúcha do ranking - apareceu em 20º lugar, com 49,97 pontos.
Um dos fatores que puxou a média caxiense para cima, analisa Deivis Philereno, professor da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG) e doutor em Desenvolvimento Regional, foi a economia. A cidade atingiu média de 8,02 de 10 pontos possíveis.
- Apenas Blumenau (SC) foi melhor que Caxias neste quesito. O dado reforça a valorização do trabalho na cidade e a quantidade de oportunidades - destaca Philereno.
Quanto ao fato da cidade estar mais bem posicionada do que a Capital, o professor diz que não chega a surpreender. Isso porque, explica, a região em que o município está localizado influencia muito no ranking.
- A pesquisa não analisa apenas quanto a cidade recebe e sim como ela distribui a renda. Nesse caso, o desenvolvimento dos municípios em volta influencia muito e Caxias tem Farroupilha, Bento Gonçalves, enquanto Porto Alegre tem Alvorada e Viamão - compara.
O prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho (PDT), destaca que o item domicílio, que abrange questões como coleta de lixo e acesso à água encanada, ajudou o desempenho. A cidade atingiu 4,86 pontos de 5 possíveis.
- Isso mostra que estamos no caminho certo, mas está longe de significar acomodação - alerta Alceu.
Desenvolvimento
Caxias tem o maior PIB do interior do Rio Grande do Sul
No país, a cidade ocupa a 35ª posição
GZH faz parte do The Trust Project