Descontraída e com habilidade de prender a atenção do público, a diretora-presidente da Rede Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, mostrou na noite desta quinta-feira, na Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), porque foi chamada para ministrar a palestra master da 4ª Semana do Empreendedorismo de Caxias do Sul. Além de carismática, ela preside um grupo de 740 lojas distribuídas em 16 Estados e, como o tema da edição deste ano é A mulher e o empreendedorismo, nada mais justo que os holofotes estivessem virados para a executiva.
Luíza Helena destacou no encontro desta quinta-feira que atualmente dois itens podem ser considerados diferenciais de mercado: atendimento e inovação. E para alcançá-los, ressaltou, as pessoas são peças fundamentais.
- Não se tem atendimento de qualidade ou inovação sem pessoas - decretou.
A Magazine Luiza conta com 24 mil funcionários em todo país. O lema da rede, conta a empresária, é "contratar pessoas que gostam de gente e que acham que servir aos outros é algo nobre":
- Acho estranho quando as pessoas falam 'lidar com gente é complicado'. Não acho. Sempre tento tirar o melhor das pessoas e não ficar cutucando o pior.
Luíza Helena também reforçou para o público que falta de lucro não é motivo para uma empresa quebrar facilmente, mas fluxo de caixa sim. Também ensinou que "pensar não custa nada".
- Temos que pensar como ricos, mas agir conforme nossa verba. Nossos projetos ficam bem mais criativos dessa forma - acredita.
Outro conselho que agradou ao público é o de traçar metas maiores do que as que desejamos.
- Se você quer 100, trace 120. A motivação vai ser muito maior.
Paixão pelo trabalho, inconformidade e coragem são outras características que Luíza Helena considera essenciais para os empreendedores:
- Se você for regular, vai competir com muita gente. Agora se for excelente, vai competir com bem poucos.
Empreendedorismo
"Temos que pensar como ricos, mas agir conforme nossa verba", ensina a diretora-presidente da Rede Magazine Luiza, em Caxias
Luiza Helena Trajano palestrou na noite desta quinta-feira na Faculdade da Serra Gaúcha
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: