A tradição da mesa farta na Serra não deve ser impactada neste final de ano pelos altos e baixos da economia. Pelo contrário. Fornecedores do varejo sinalizam um crescimento - mesmo que pequeno - nos pedidos de produtos tradicionais de Natal e Ano-Novo em relação a 2013.
Para a Vinícola Salton, de Bento Gonçalves, em que a época de festas representa 65% das vendas anuais de espumantes, a previsão é que as encomendas aumentem entre 12% e 15%. A intenção, conforme o diretor de vendas Cléber Slaifer, é comercializar 5,5 milhões de garrafas da bebida. Além da bebida em si, a vinícola também aposta na inclusão de seus produtos em cestas de Natal e na criação de conjuntos para presentear, compostos de espumantes e taças, por exemplo. A produção segue intensa e as equipes de venda, segundo Slaifer, começaram a intensificar o trabalho já em julho, com vistas a atender todo o mercado nacional.
Pesquisa do Instituto Segmento, a pedido da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), verificou que há expectativa de crescimento de 6,2% nas vendas de espumantes nesses estabelecimentos. No total, os supermercados gaúchos deverão vender 4,8 milhões de garrafas da bebida - sendo 95% produzidas no Brasil.
O setor de panificação também está trabalhando a todo vapor. Estimativa do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria e de Massas Alimentícias e Biscoitos no RS (Sindipan) estima um aumento de 10% no faturamento. O presidente da entidade, Arildo Bennech de Oliveira, afirma que as festas de final de ano são uma época de ouro para o setor, já que as panificadoras apostam em produtos com maior valor agregado como panetones, tortas e doces especiais.
A padaria Pão Quente, de Caxias do Sul, está produzindo panetones e chocotones desde meados de outubro para atender pedidos da Serra e Região Metropolitana de Porto Alegre. Por enquanto, são assadas cerca de 600 unidades duas vezes por semana. A partir de novembro, a demanda aumenta para três vezes por semana e, em dezembro, a produção de panetones é diária, chegando a mil unidades/dia. Além de atender clientes próprios, outras padarias e mercados, a padaria também fornece o produto a empresas, para compor cestas de Natal para clientes e funcionários. A previsão da responsável pelo setor de vendas, Silvia Ribeiro, é uma das mais otimistas: fermentar o faturamento até 30% em relação ao ano passado.
Apesar de a pesquisa da Agas indicar que o preço das carnes deve ter um reajuste considerável no final de ano - chegando a 19% no caso de aves e 11,8% no caso de suínos, em função de mudança na margem do ICMS e de retomada das exportações à Rússia, respectivamente -, distribuidores dessas produtos apostam em um Natal vigoroso.
Gabriel Rocha, sócio-proprietário da filial da Dália Alimentos em Caxias do Sul, afirma que os pedidos estão começando a esquentar um pouco tardiamente, mas projeta ampliar os negócios entre 5% e 8% em relação a 2013. O entusiasmo fica por conta do consumo crescente de cortes suínos, fomentado pelo amadurecimento do mercado e da melhoria na qualidade do produto.
O representante comercial Sélio Pedro Capeletti, que revende aves natalinas da Aurora Alimentos, projeta vender em torno de 15 toneladas para o final de ano, praticamente se igualando a 2013 (com cerca de 14,8 toneladas). De acordo com Capeletti, a tendência neste ano é que o varejo feche os pedidos mais tarde, principalmente de aves congeladas, em função da necessidade de espaço para estoque, o que pode ocasionar menos variedade de produtos e preço um pouco mais elevado - na ordem de 3% - na comparação com o ano passado.
Shoppings vão caprichar na decoração
Os principais shoppings de Caxias do Sul já estão se aprontando para as festas de final de ano. O primeiro a abrir a temporada é o Iguatemi Caxias, na próxima terça-feira, dia 4 de novembro, às 19h, com a chegada do Papai Noel. Mais do que pensar em vendas, a decoração transforma o Iguatemi em um ponto turístico, atraindo pessoas de toda a Serra.
Planejada pelo grupo BR Mall, que administra o shopping, neste ano ela se chama Tradições de Natal. Símbolo universal do Natal, a árvore de 10 metros de altura será uma das principais atrações da Praça de Eventos. No cenário, uma linda história mágica irá encantar os visitantes. Distribuídos em diversos ambientes de uma casa, bonecos animados preparam a ceia e decoram a árvore e brincam com ursinhos.
Para alegrar o Natal, o maestro Papai Noel será o regente de um coral composto por 17 meninos e meninas, que irão encantar ao público ao cantar hinos natalinos e realizar uma graciosa coreografia em um show de 15 minutos, apresentado de hora em hora. As cantigas serão interpretadas em português. E para levar as crianças visitantes a esse mundo mágico, três carrinhos elétricos irão percorrer a decoração.
Os ornamentos ainda se espalham pelo mall e praça de alimentação, com mais árvores iluminadas e decoradas , guirlandas e um maravilhoso lustre de micro lâmpadas, medindo nove metros de comprimento e quatro metros de diâmetro.
No shopping Prataviera, a administração pretende aumentar os investimentos em decoração, a exemplo do que já ocorreu em 2013. De acordo com o coordenador de marketing Rafael Orso de Oliveira, a decoração será aberta dia 10 de novembro. O Bom Velhinho chega no dia 29 de novembro e fica até o Natal. Além de cativar o público que circula pelo centro de compras, a decoração ajuda a ampliar a movimentação de pessoas e a tornar a visita mais demorada.
- Teremos elementos bem tradicionais do Natal, mas também focaremos o otimismo, a positividade, os sentimentos bons que o Natal representa - destaca Oliveira.
O San Pelegrino também deve ter investimento especial na decoração, concentrada no mall. A perspectiva é instalar os enfeites no início de novembro.