Nos últimos cinco anos, o número de estabelecimentos na cidade que comercializam pizza cresceu 28%. É uma prova do prestígio do prato típico italiano, cujo dia comemorativo é 10 de julho, nesta quinta-feira. Pizzarias cheias e filas para rodízio, principalmente nos finais de semana, são outro indício do sucesso que a massa arredondada faz em Caxias.
Há 146 restaurantes que produzem o alimento na cidade, conforme a Secretaria da Receita do município. Ou seja, uma pizzaria para cada 3.187 habitantes. A proporção pode ser um indicativo de que o mercado pode se ampliar ainda mais. Trinta anos atrás, eram apenas dois. Também não havia tanta variedade de produto. Pizza doce, na época, era no máximo um sabor. A massa era tradicional. Hoje, os mais preocupados com a dieta podem saborear massa integral e até mesmo pizza sem massa.
Rodízio só foi surgir a partir de 1983, pelas mãos da família Giordani que, após perder quase tudo em um incêndio no moinho que tinha em Guaporé, mudou-se para Caxias. Com o dinheiro da venda do único bem que havia sobrado, um caminhão, a família abriu uma pizzaria depois de receber dicas de parentes que tinham experiência no ramo. O restaurante foi o primeiro especializado no produto. O casal fundador, Giordani e Mari, e os três filhos, Marcos, Milton e Patrícia, tocam o negócio. Nesses 31 anos, a empresa superou os principais planos econômicos lançados pelo governo para conter a inflação. Era uma época em que os preços aumentavam a cada semana.
- Passamos por todos os planos econômicos e por todas as crise: do trigo, do leite, da gripe, do aumento da criminalidade. O movimento caía violentamente. As pessoas ficavam com receio de sair. Mas o que mais interferiu no faturamento foram os planos da época do José Sarney (na década de 1980, Plano Cruzado, Plano Bresser e Plano Verão) e do Fernando Collor (Plano Collor). O que mais deu um baque foi o mês do confisco da poupança do Plano Collor. O movimento caiu na época cerca de 60% em relação aos meses anteriores - conta Marcos, um dos filhos dos fundadores.
A Pizzaria Giordani se mantém fiel ao rodízio nas duas unidades, no Colina Sorriso e no Saint Etienne. Não incorporou outros produtos no cardápio. No início, eram 20 sabores. Destes, apenas um doce. Hoje são cerca de 60. E 30% são doces.
- Fazemos exclusivamente rodízio de pizza. Se fosse um negócio ruim, em 30 anos já teríamos descoberto - brinca Marcos.
Dia da Pizza
Em cinco anos, número de estabelecimentos que vendem pizza cresceu 28% em Caxias do Sul
Cidade tem uma pizzaria para cada 3.187 habitantes
GZH faz parte do The Trust Project