Embora sacar o abono do PIS/Pasep seja o direito de muitos cidadãos, a tarefa nem sempre é realizada com facilidade em Caxias. Adriana Teresinha de Abreu, 46 anos, por exemplo, tenta sem sucesso fazer o Cartão Cidadão, documento necessário para poder fazer o saque em lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui.
A professora conta que percorreu três agências da Caixa e recebeu sempre a mesma orientação: o cartão só pode ser encaminhado pelo 0800. Pelo telefone, Adriana relata que nunca conseguiu finalizar a solicitação, já que o benefício engloba o país todo e as linhas tendem a estar ocupadas nesse período.
O Pioneiro comprovou o relato de Adriana: em 20 ligações realizadas em três dias diferentes, o cartão não pôde ser encaminhado em nenhuma delas - ou o 0800 estava ocupado ou então a ligação caía logo após a chamada ser redirecionada para a seção do Cartão Social.
- Muitas vezes ouvimos por aí que 'o povo é alienado, o povo não busca seus direito'. Isso não é verdade. O povo vai atrás do que é seu sim, mas muitas vezes não consegue pela burocracia que é imposta. E esse dinheiro que fica retido vai pra quem? Volta pro governo. O que explica as dificuldades - lamenta Adriana.
Contatada pelo Pioneiro, a Caixa reitera que o Cartão Cidadão pode ser solicitado pelo 0800-726-0207, tendo em mãos o número do PIS, e avisa que o encaminhamento pode sim ser realizado em qualquer agência da Caixa. Informado que algumas unidades não estariam fazendo o serviço, o banco avisa que vai reforçar com seus funcionários a orientação de que todas agências devem efetuar essa solicitação. Se algum contribuinte for informado que a Caixa não faz o serviço pessoalmente, apenas pelo 0800, ele deve pedir pelo gestor da unidade.
Em busca dos direitos
Contribuintes de Caxias enfrentam dificuldades para conseguir o Cartão Cidadão
Caixa alega que serviço pode ser encaminhado pelo 0800 e em qualquer agência
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