Embora sacar o abono do PIS/Pasep seja o direito de muitos cidadãos, a tarefa nem sempre é realizada com facilidade em Caxias. Adriana Teresinha de Abreu, 46 anos, por exemplo, tenta sem sucesso fazer o Cartão Cidadão, documento necessário para poder fazer o saque em lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui.
A professora conta que percorreu três agências da Caixa e recebeu sempre a mesma orientação: o cartão só pode ser encaminhado pelo 0800. Pelo telefone, Adriana relata que nunca conseguiu finalizar a solicitação, já que o benefício engloba o país todo e as linhas tendem a estar ocupadas nesse período.
O Pioneiro comprovou o relato de Adriana: em 20 ligações realizadas em três dias diferentes, o cartão não pôde ser encaminhado em nenhuma delas - ou o 0800 estava ocupado ou então a ligação caía logo após a chamada ser redirecionada para a seção do Cartão Social.
- Muitas vezes ouvimos por aí que 'o povo é alienado, o povo não busca seus direito'. Isso não é verdade. O povo vai atrás do que é seu sim, mas muitas vezes não consegue pela burocracia que é imposta. E esse dinheiro que fica retido vai pra quem? Volta pro governo. O que explica as dificuldades - lamenta Adriana.
Contatada pelo Pioneiro, a Caixa reitera que o Cartão Cidadão pode ser solicitado pelo 0800-726-0207, tendo em mãos o número do PIS, e avisa que o encaminhamento pode sim ser realizado em qualquer agência da Caixa. Informado que algumas unidades não estariam fazendo o serviço, o banco avisa que vai reforçar com seus funcionários a orientação de que todas agências devem efetuar essa solicitação. Se algum contribuinte for informado que a Caixa não faz o serviço pessoalmente, apenas pelo 0800, ele deve pedir pelo gestor da unidade.
:: Quem recebe PIS/Pasep ::
Quem pode receber o abono?
Empregados cadastrados no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos nos meses trabalhados. Também é preciso ter trabalhado com carteira assinada ou ter sido nomeado efetivamente em cargo público durante, pelo menos, 30 dias no ano-base para empregadores contribuintes do PIS/Pasep.
Quais trabalhadores recebem o PIS e quais que recebem o Pasep?
O PIS é destinado a empregados da iniciativa privada, e o Pasep é exclusivo de servidores públicos concursados.
Como e quando é feito o pagamento?
Os empregados da iniciativa privada que fazem aniversário em julho, agosto e setembro começaram a receber o PIS em julho. O abono pode ser sacado nas agências da Caixa. Para quem é correntista, o benefício será depositado na conta-corrente. Os inscritos no PIS que tiverem Cartão Cidadão com senha cadastrada também podem fazer o saque em lotéricas, caixas de autoatendimento e postos do Caixa Aqui. O Pasep pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil. O pagamento também começou em 15 de julho. Os clientes do banco terão o benefício depositado automaticamente.
Onde o Cartão Cidadão será entregue?
O cartão, que pode ser encaminhado em agências da Caixa e pelo 0800, pode ser entregue na residência ou na agência. Para solicitação de cartão a ser entregue na residência, o endereço do beneficiário tem que estar atualizado, com CEP válido. O prazo de entrega é de 15 dias úteis e o cartão é entregue pelo correio.
Qual é o valor do abono?
O valor equivale a um salário mínimo: R$ 724.
Qual é o prazo para retirar o dinheiro?
Quem não retirar o dinheiro até 30 de junho de 2015 perde o benefício.