O mel da Cooperativa Vacariense de Apicultores (Avapis), de Vacaria, serve de matéria-prima para a fabricação de cosméticos. Do produto, originaram-se sabonete, loção hidratante, xampu e espuma de banho, que ficarão disponíveis nos hotéis de todo o Brasil durante a Copa do Mundo.
A Avapis beneficia entre 60 a 80 toneladas do produto anualmente. Em março, a cooperativa de Vacaria vendeu 25 quilos para a Realgem's, empresa paranaense fabricante de amenities, que são os cosméticos presentes nos banheiros dos hotéis. O lançamento da linha ocorreu em 16 de abril.
A comercialização se deu por meio do projeto Talentos do Brasil Rural, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo. Um dos focos do projeto é a inclusão dos produtos da agricultura familiar no mercado turístico.
Pelos 25 quilos, a cooperativa recebeu R$ 250. Mas não é o resultado dessa venda que motiva os associados, e sim a parceria entre a Avapis e a Realgem's : a empresa repassará 5% da venda dos produtos da linha para a cooperativa. Conforme o membro do conselho fiscal da Avapis, Antônio Paulo Rodrigues, 58 anos, esse repasse será de seis em seis meses.
Além da alimentação
Mel de cooperativa de Vacaria vira cosmético
Entidade de apicultores vendeu produto para empresa do Paraná fabricante de amenities
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: