Os rótulos brasileiros cresceram em importância na maior feira de vinhos do país. Com a retração de grandes importadoras, o que provocou o encolhimento do Salão Internacional do Vinho (ExpoVinis Brasil), encerrado nesta quinta-feira, as vinícolas verde-amarelas assumiram o papel principal. Mas não é apenas uma questão de oportunidade. Produtos mais consistentes, explorando diferentes nichos de mercado, direcionaram o interesse do público à vitivinicultura nacional.
Mais do que um espaço de negócios, a ExpoVinis Brasil é vista como uma plataforma de relacionamento com atuais e futuros clientes. E a relação dos vinhos nacionais com o público da feira tem um histórico de altos e baixos. Neste ano, porém, produtores fazem coro ao dizer que se propiciou um ambiente muito positivo para a exposição dos rótulos feitos aqui.
- É uma situação até nova para nós. A feira diminuiu, mas acabou valorizando os produtos brasileiros para o público brasileiro - avalia Wandér Weege, dono da vinícola Pericó, de Santa Catarina.
Essa postura também é observada por quem está do outro lado do balcão, garimpando bons negócios.
- O que mais gostei desta edição foi o clima de otimismo com o vinho nacional. Há uma maior confiança no produto, com muitas cantinas jovens procurando espaço - observa Julio D'Agostini, sócio da loja especializada Boccati, de Caxias do Sul, que já perdeu as contas de quantas edições da ExpoVinis visitou.
- Se criou um ambiente mercadológico mais favorável ao vinho brasileiro - resumiu o enólogo Dirceu Scottá, vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
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Vinicultura
Vinhos brasileiros viram estrelas na ExpoVinis
Maior feira do setor no país, em São Paulo, eleva rótulos nacionais a protagonistas
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