Depois de cair 5,5% em janeiro em relação a dezembro, a economia caxiense teve nova queda em fevereiro de 2,4% em relação ao mês anterior. Com o novo resultado, o acumulado do ano é de baixa de 2,1% e, o de 12 meses, é de 1% positivo.
O setor de serviços foi o principal responsável pela nova queda, com desempenho negativo de 10,1% em fevereiro. O comércio também caiu 2% e agora apresenta preocupantes 8,6% de prejuízos no acumulado dos dois primeiros meses de 2014.
A indústria foi quem segurou o desempenho da cidade. Em fevereiro, o setor cresceu 1,8% e apresenta 4,3% no acumulado de 12 meses. Os números da economia caxienses foram divulgados nesta quinta-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL).
A boa notícia ficou por conta dos índices que compõem o Índice de Desenvolvimento Industrial (IDI). Com exceção de massa salarial, todos itens - utilização da capacidade instalada, horas trabalhadas, compras industriais e vendas industriais - cresceram.
Para o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Carlos Zignani, os números positivos destes indicadores revelam otimismo em relação ao comportamento da indústria. Por outro lado, o executivo demonstrou certa preocupação com o desempenho negativo de alguns setores em nível nacional, como o automotivo, que pode repercutir na indústria local de autopeças.
Nova queda
Economia de Caxias cai 2,4% em fevereiro
Serviços e comércio puxaram o índice pra baixo, enquanto indústria cresceu 1,8%
GZH faz parte do The Trust Project