Ainda é possível comprar automóveis em Caxias do Sul com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do ano passado. Isso porque as concessionárias reforçaram os estoques no final de 2013, antes da alteração no imposto entrar em vigor.
Com a recomposição das alíquotas do IPI determinada pelo governo, carros fabricados a partir de 1º de janeiro estão de 1,1% a 2,2% mais caros, dependendo da potência do motor.
Ao saber que os preços antigos vão durar enquanto houver estoque, o comerciante David Soares de Siqueira, 55 anos, começou na quarta-feira a procurar um carro para o filho. O rapaz ainda está frequentando um curso para obter a carteira de motorista. A primeira pergunta ao vendedor Divaldo Menegat, da DGSUL, concessionária Chevrolet, foi sobre o IPI.
- Vi que ainda tinha estoque. Não fiz o cálculo para ver qual será a diferença de preço, por enquanto estou dando uma olhada - comentou Siqueira.
A gerente de vendas da DGSUL, Pedrita Flores, acredita que o estoque de carros com o imposto mais reduzido terminará até o final de janeiro. Na Panambra, revenda Volkswagen, a expectativa de duração da reserva é a mesma. Há 268 carros com o imposto do ano passado em sete lojas do grupo na região.
- As vendas continuam muito boas. Justamente em função dessa questão do IPI. Tem gente que acabou vindo para as concessionárias em janeiro para fazer negócio -afirmou a gerente geral da Panambra, Analine Oro.
Conforme ela, a comercialização neste janeiro está 20% superior às vendas do mesmo período do ano passado.
Leia mais no Pioneiro desta quinta-feira.