Com três anos de atraso, enfim o campus de Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) funcionará em sede própria. Os três primeiros prédios que estão prontos vão receber estudantes e professores a partir de 17 de fevereiro, quando se iniciam as aulas.
No bloco A4 estão as salas de aula, e nos D e F, laboratórios. Parte da urbanização do terreno também foi acabada. A transferência dos móveis do prédio alugado no bairro Floresta, onde os alunos tinham aula desde agosto de 2010, para o novo começou antes do Natal e deve ser retomada a partir de 6 de janeiro.
A mudança de endereço era prevista para no máximo o primeiro semestre de 2011. Porém, por problemas com a construtora inicial da obra, teve de ser protelada e só ocorre agora. Mesmo com o avanço, o campus ainda não está pronto: faltam outros três prédios (dois deles começaram a ser construídos e estão inacabados) e o restante da urbanização.
A carência de espaço impediu que mais alunos pudessem estudar. Entretanto, para contrabalançar, em 2014 o número de vagas será ampliado. Atualmente, frequentam o campus 340 estudantes. A partir de fevereiro, outros 290 ingressarão no instituto.
- No início de 2013 não abrimos turmas novas, não teve ingresso em março por falta de espaço. Só na metade do ano que entraram duas turmas de curso superior. Mas para 2014 a gente dobrou o número de novas vagas, até para compensar em função daquelas que a gente não pôde abrir em 2013 - contou a diretora-geral do campus de Caxias, Tatiana Weber.
Há duas licitações em andamento para a finalização do campus. Uma delas é para a conclusão de um dos prédios inacabados, o A3. A abertura das propostas será em 6 de janeiro. A previsão de duração para essa obra é de 10 meses. A outra licitação se refere ao término do bloco A2, ao início das obras do A1 e ao restante da urbanização. O prazo para o fim dessa última etapa é de 18 meses.
Ainda sobrará espaço na área de 30 mil metros quadrados do campus. No futuro, conforme Tatiana, poderão ser edificadas outras estruturas. Como um ginásio e mais dois prédios para biblioteca, refeitório e auditório, hoje contemplados nos blocos prontos, porém em tamanho menor. Não há projetos ainda para isso. O do ginásio deverá ser elaborado em 2014.
Escola técnica
Aulas no Instituto Federal de Caxias do Sul começam em fevereiro em prédios novos
Três dos seis blocos foram concluídos em novembro
GZH faz parte do The Trust Project