Quem pretende antecipar os presentes de Natal pode encontrar boas oportunidades nesta sexta-feira, especialmente nas vendas pela internet, mas também em lojas físicas, na Black Friday. Inspirada na tradicional megaliquidação do varejo americano, que ocorre sempre na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, a iniciativa promete mobilizar centenas de sites e pode movimentar até R$ 390 milhões no país (60% a mais do que 2012), projeta a E-bit, empresa especializada em informações sobre comércio eletrônico.
A quarta edição brasileira da ação chega com a promessa de evitar os falsos descontos e as dificuldades de acessos a sites que ocorreram no ano passado. A frustração na época foi tanta que a iniciativa foi chamada de Black Fraude pelos consumidores.
- Antes de comprar, é essencial que o consumidor verifique se o desconto é real e, se a foto mostrada no site, é de fato o que está na promoção - destaca o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Caxias, Ivanir Gasparin.
Conforme o dirigente, no comércio da cidade a adesão à iniciativa aumentou neste ano (aproximadamente 10%), mas ainda é tímida. Isso ocorre, explica, porque a principal razão da Black Friday existir é queimar estoques para a organização do comércio para as vendas de Natal, mas as lojas físicas, lembra, costumam se organizar antes disso para a data.
A previsão de compras para a Black Friday é de 1 milhão de compras no país e a ação deve contar com descontos de até 80%. Para tentar assegurar que não ocorram os transtornos verificados no ano passado, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) e o portal Busca Descontos - que criou o site oficial da ação, o www.blackfriday.com.br - criaram um código de ética para que as empresas anunciem apenas ofertas reais. Quem aderir vai receber um selo e os sites que descumprirem as regras podem perder o direito de participar da ação em 2014.
No site oficial são cerca de 120 empresas participantes (no ano passado eram 77). A oferta de produtos e serviços chega a 6 mil.
Leia mais sobre a Black Friday no Pioneiro desta sexta-feira.
Dia de caçar as melhores ofertas
Adesão à Black Friday aumentou no comércio caxiense, mas ainda é tímida
Megaliquidação ocorre nesta sexta-feira e promete descontos de até 80%
GZH faz parte do The Trust Project