Puxada para baixo principalmente pela indústria, que caiu 3,9% em setembro, a economia caxiense registrou queda de 0,3% no mês se comparada a agosto. Já comércio e serviços apresentaram boa recuperação e cresceram, respectivamente, 3,9% e 3,8%. Os números foram apresentados na tarde desta quinta-feira pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
No acumulado do ano, porém, a situação dos setores é inversa ao que ocorreu em setembro. A indústria acumula 5,4% em ganhos, enquanto o comércio amarga 7,8% em perdas. Já serviços apresenta crescimento tímido de 0,7%.
O principal dado a ser comemorado apresentado nesta quinta-feira diz respeito ao acumulado de 12 meses da economia caxiense. O índice que se manteve negativo durante todo o ano está, enfim, positivo em 0,4%.
- Este indicador mostra que saímos da recessão. Passamos do negativo para o positivo - destaca o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Mauro Corsetti.
Ainda conforme Corsetti, se o comércio contribuir, a tendência é que o acumulado de 12 meses da economia caxiense continue crescendo até o final do ano.
Leve baixa
Economia caxiense apresenta queda de 0,3% em setembro
Índice negativo foi puxado principalmente pela indústria
GZH faz parte do The Trust Project