Centrais sindicais de todo o Brasil estão preparando uma nova mobilização para esta sexta-feira. No Rio Grande do Sul, a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) confirmaram que serão realizados protestos na Grande Porto Alegre.
Representantes de sindicatos filiados à CTB em Caxias também participarão dos atos. Eles sairão da cidade pela manhã, em dois ônibus. As entidades caxienses filiadas à sigla representam, entre outros, os trabalhadores metalúrgicos, comerciários e rodoviários.
Segundo a CTB, será feito um ato em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio - onde está sendo realizada a Expointer. Além disso, estão previstas manifestações em frente às garagens das empresas de ônibus da Capital, o que pode atrapalhar os serviços de transporte.
As principais reivindicações dos trabalhadores são: o fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 semanais e veto ao Projeto de Lei 4330, que regula a contratação de mão de obra terceirizada. A agenda ainda inclui temas como reforma agrária e melhoria dos serviços de transporte público.