As negociações do dissídio da segunda principal classe trabalhadora de Caxias devem ser retomadas a partir da semana que vem. Desde o final de junho, representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários) negociam com dirigentes do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) qual será o reajuste salarial da categoria que abrange cerca de 25 mil trabalhadores na cidade.
A proposta inicial dos empregados para o dissídio era de 12%, mas o índice já foi reduzido para 10% nas últimas reuniões. Os sindicatos patronais também reavaliaram a pauta: no início de agosto, o reajuste oferecido era de 6,97% e, na última negociações, subiu para 8%. A tendência é que ambos voltem a ceder nos próximos encontros.
- Acreditamos que 10% é um valor viável pois segue a tendência de outras categorias importantes da cidade, como os metalúrgicos, que fecharam em 9,5%. Além disso, o setor já acumulou ganhos reais nesse ano, mas vamos negociar para chegar em um acordo - destaca Silvio Luiz Frasson, presidente do Sindicomerciários.
O impasse, ressalta Jorge Salvador, presidente do Sindigêneros, não está longe de ser resolvido. O dirigente acredita que já no encontro da próxima semana, que ainda não tem data definida, deve ocorrer alguma melhoria nas negociações:
- Ambos os lados podem ceder um pouco para chegarmos logo em um denominador comum - avalia.
Embora também acredite em avanços nos próximos dias, o presidente do Sindilojas, Ivanir Gasparin, considera que o índice de 8% já pode ser considerado alto. Isso porque, explica, o ganho real da categoria do último dissídio para esse é de apenas 1,1%. O dissídio de 2012/2013, que tem data-base em julho, fechou em 7,3%.
- Estamos preocupados pois estamos tendo um crescimento menor que o do ano passado, se levarmos em conta a inflação. Tanto é que, se fecharmos o ano "empatados", já vamos achar um bom resultado - avalia Gasparin.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro deste final de semana.