A Serra gaúcha está recebendo um reforço na transmissão de energia. Nesta segunda-feira pela manhã, a Eletrosul inaugurou nova subestação em Caxias, no bairro São Luiz. Pela parte da tarde, a empresa também iniciou oficialmente o funcionamento de uma nova unidade em Nova Petrópolis. As subestações, juntamente com outras duas unidades _ em Lajeado Grande e Ijuí _, estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) do Governo Federal e receberam investimentos de aproximadamente R$ 110 milhões (sendo cerca de R$ 41 milhões somente na de Caxias).
O prefeito de Caxias, Alceu Barbosa Velho, participou da inauguração da unidade da cidade (que é a sexta da Eletrosul em terras caxienses). Conforme ele, a obra é um bom exemplo de como o poder público e o privado podem andar juntos para suprir as necessidades da população.
- A subestação é muito bem-vinda. A indústria de Caxias se desenvolve em ritmo acelerado e estávamos necessitando de uma nova fonte. Esperamos que as demandas sejam cada vez maiores - ressaltou.
A nova unidade caxiense tem potência instalada de 330 mega-volt-ampéres (MVA). Eurides Mescolotto, presidente da Eletrosul, destaca que Caxias, sozinha, tem capacidade maior do que muitos Estados brasileiros inteiros:
- Para se ter uma ideia, essa nova subestação corresponde a metade do que temos em todo o Mato Grosso do Sul, sendo que essa já é a sexta unidade nossa na cidade.
A nova unidade caxiense levou cerca de um ano e meio para ser finalizada. O diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio, conta que a obra está completamente pronta há cerca de seis meses e a RGE (concessionária responsável pela distribuição de energia da cidade) está ligada à subestação há um mês.