A Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, anunciou na manhã desta terça-feira a construção de uma nova planta industrial. A nova unidade de processamento de frutas, que passará a operar próxima da já existente, deve estar totalmente concluída até julho. A capacidade de processamento das frutas da cooperativa passará de 2,5 toneladas/hora para 10 toneladas/hora.
A Piá divulgou ainda que irá ampliar e modernizar a sua unidade industrial de laticínios neste ano. Os dois investimentos, juntos, custarão R$ 46 milhões.
Na manhã desta terça-feira, a cooperativa anunciou também que lançará, até o final do ano, 35 novos produtos. O novo iogurte da Linha Essence, que trará uma super camada de calda de frutas, e o achocolatado em parceria com os Chocolates Lugano, de Gramado, são algumas das novidades da Piá.
Embora não esteja envolvida nas denúncias recentes de adulteração de leite, a cooperativa aproveitou o encontro desta terça para prestar alguns esclarecimentos. O presidente da Piá, Gilberto Kny, destacou os rigorosos processos que os alimentos da cooperativa passam antes de chegar até o consumidor:
- O que ocorreu foi lamentável. Não sabemos ainda quanto, mas sem dúvidas essas irregularidades afetarão o setor como um todo. Na Piá, a palavra de ordem é controle, e isso ocorre em todas as etapas dos nossos produtos - ressaltou.
A Piá possui 1,1 mil colaboradores formalmente contratados e cerca de 265 produtos que são comercializados em 15 mil pontos de venda. Além das unidades que produzem alimentos, a cooperativa conta com duas fábricas de rações, nove supermercados e nove agropecuárias. Em 2012, o faturamento da Piá atingiu R$ 495,7 milhões e, para 2013, a expectativa de crescimento é de 10%.