Caxienses formaram longa fila na tentativa de garantir gasolina por menos da metade do preço na manhã desta quarta-feira. Os consumidores disputavam as 250 senhas distribuídas pelo Posto SIM (ex-Ditrento) Cidadão, localizado na Rua 13 de Maio, 1.004, no bairro Lourdes. A ação faz parte do Dia da Liberdade de Impostos, que marca a data em que os brasileiros deixam de trabalhar para o governo, via pagamento de tributos.
Cada bilhete garante a compra de 20 litros de gasolina comum pelo preço de R$ 1,50 por litro. O desconto é de 53,03% em tributos, segundo percentual calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
As senhas começaram a ser distribuídas às 8h, mas o primeiro cliente chegou às 6h. Conforme a Gerente de Marketing do posto, Carla Perussato, por volta das 8h30min muitas pessoas ainda estavam na fila na tentativa de conseguir as 100 senhas que ainda restavam. A distribuição encerrou pouco antes das 9h.
Este é o terceiro ano que a rede participa e a procura, segundo Carla, tem sido cada vez maior.
- Quando maio chega o pessoal já fica atento. Os clientes ligavam perguntando quando faríamos a campanha, então já estávamos preparados para o aumento - afirmou.
A intenção, de acordo com a gerente, é chamar a atenção para a alta carga tributária no país.
- Nossa intenção é promover a conscientização, é um dia de protesto. Além disso, também é um dia para refletir em relação ao retorno do que é arrecadado.
Apesar da cobrança ainda ser alta, Carla acredita que já alguma movimentação para tentar corrigir a situação no setor.
- Pelo que percebemos, já há preocupação do governo e população está mobilizada. Acho que há um futuro promissor - acredita.
O abastecimento começou por volta das 9h. A distribuição das senhas ocorreu sem transtornos. Cinco postos de combustíveis do Estado participam da ação.
