Embora de forma tímida, os supermercados caxienses pareciam estar acatando o pedido da presidente Dilma Rousseff de baixar gradativamente os valores dos produtos da cesta básica.
>> Clique na tabela e compare os preços:
A redução é esperada pois há cerca de 10 dias o governo federal diminuiu a tributação desses itens . Ontem, porém, no quarto dia de monitoramento do Pioneiro, 11 dos 74 produtos pesquisados subiram de preço e dois baixaram em relação à pesquisa anterior, realizada na última sexta-feira. Do total, 57 se mantiveram estáveis e quatro não estavam disponíveis ontem.
O levantamento, que está sendo feito em cinco supermercados desde o dia 11, tem como objetivo permitir que o consumidor acompanhe a variação de preços e não pretende mostrar qual estabelecimento possui os valores mais baratos. Uma comparação direta entre os supermercados nem seria possível, pois os itens analisados não são os mesmos.
A quarta rodada da pesquisa foi a primeira que apontou um saldo negativo, ou seja, registrou mais altas nos valores do que baixas. Coincidentemente, o levantamento de ontem também foi o único que não foi anunciado em nenhuma publicação do Pioneiro com antecedência. Muitos dos preços que registraram alta ontem, inclusive, haviam baixado em alguns momentos na última semana.
Conforme Jorge Salvador, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros), os supermercados ainda estão em fase de adaptação para os novos valores.
- Em alguns casos, os estabelecimentos precisam antes zerar os estoques para baixar os preços em definitivo. A própria indústria precisa antes se adaptar aos novos valores para depois os supermercadistas repassarem ao consumidor. Mas isso tudo já está sendo feito e acredito que até o final desse semana provavelmente as baixas serão mais constantes.