Responsáveis diretas por boa parte dos empregos da cidade, a maioria das grandes indústrias da cidade irão parar por alguns dias a partir do próximo mês. Em levantamento do Pioneiro realizado com cinco dos principais grupos empresariais instalados em Caxias, apenas a Agrale afirmou que não irá fazer nenhuma paralisação. Juntas, as empresas que confirmaram a parada somam pelo menos 20 mil funcionários impactados.
À primeira vista, a parada geral parece ser reflexo da desaceleração enfrentada pela indústria neste ano. Conforme desempenho econômico divulgado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul, de janeiro a setembro o setor em Caxias apresentou queda de 5,8%. Porém, o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs), Getulio Fonseca, conta que a indústria já iniciou retomada:
- Desde setembro o setor está se recuperando bem e a expectativa é que 2013 seja bem melhor que esse ano. A maioria das empresas, inclusive, já possuem encomendas para o próximo ano, então vão somente fazer uma parada entre o Natal e o Ano-Novo.
A Marcopolo é um exemplo de organização que vai paralisar os 8 mil funcionários de Caxias somente entre as festas de fim de ano. Conforme a empresa, o motivo da interrupção nas atividades é adequar a produção à oferta de chassis, visto que as montadoras (fornecedoras do equipamento) vão parar no período.
Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta terça-feira.