A entrada de empresas tradicionais no segmento de vendas pela internet, conhecido como e-commerce, não é mais uma tendência, e sim uma realidade para quem busca novos negócios. Enquanto as grandes lojas de comércio online como Submarino, Shoptime e Comprafácil, trabalham com estoque amplo e produtos variados, as menores apostam na segmentação como diferencial para atrair e fidelizar clientes.
As lojas virtuais estão cada vez mais populares, para agradar a um público que cresce a cada ano. Os consumidores online já superam os 32 milhões no Brasil, e devem gerar um faturamento de R$ 23,4 bilhões até o final do ano, segundo a empresa de monitoramento eletrônico e-bit. Para Rafael Comin, consultor de Marketing Digital e diretor da Seen, é preciso buscar um diferencial para deixar a concorrência de lado.
- Hoje, a grande oportunidade de negócio é o mercado de nicho. Os empreendedores precisam identificar os vácuos deixados pelos grandes varejistas, agregar serviços que os diferenciem dos demais e explorar esse mercado - avalia.
De Caxias para o mundo, as empresas têm acreditado no e-commerce e criado novos produtos e serviços para o consumidor. Quem investe na web como plataforma de comércio está ciente dessas e de outras possibilidades que ela oferece. Na empresa familiar, iniciada pelo pai em 1979 e hoje comandada pelos irmãos, a característica dos negócios é procurar sempre um diferencial para se manter no mercado. Agora, o novo filão é o comércio pela internet, que começou há pelo menos dois anos por influência do caçula Raciano Tissot Barcellos.
- As vendas são boas, mas o comércio sempre quer mais. A loja na internet possibilita que você tenha clientes que jamais entrariam na sua loja pois estão distantes, em outros Estados - avalia o irmão mais velho, José Paulo Laitano.
Leia mais no Pioneiro deste final de semana
Novos negócios
Lojas de Caxias do Sul têm apostado nas vendas pela internet para ampliar os negócios
No Brasil, e-commerce deve movimentar R$ 23,4 bilhões até o final do ano
GZH faz parte do The Trust Project