A Secretaria Municipal da Agricultura e a Inspetoria Veterinária anunciam que começa nesta quinta-feira a campanha de reforço da vacinação contra febre aftosa, que segue até o dia 30 de novembro. O projeto contempla bovinos e búfalos com até 24 meses de idade em todo o Estado.
A primeira campanha deste ano contra a febre aftosa foi realizada no mês de maio.
Segundo a Inspetoria Veterinária, o rebanho de bovinos do município é de cerca de 40 mil animais.
- Existem duas situações bem distintas, como se fossem dois municípios: na região colonial existem aproximadamente 20 mil bovinos em cerca 2,5 mil propriedades. Já na região de campo, são outros 20 mil animais em 600 propriedades - destaca a médica veterinária Luíza Virgínia Caon, da Inspetoria Veterinária de Caxias do Sul.
Para receber a vacina doada pelo Estado, o produtor deve atender aos critérios do Pronaf e Pecfam, possuir o rebanho com até 100 cabeças e ter vacinado os animais na última etapa vacinal.
Os criadores que têm direito à vacina doada pelo Estado poderão retirar os frascos na Inspetoria Veterinária, em todo o mês de novembro. Ou poderão retirar os frascos de vacina nas subprefeituras de Vila Oliva, Vila Cristina, Vila Seca, Fazenda Souza, Criúva, Galópolis e Forqueta, no período de 12 a 30 de novembro de 2012. A aplicação da vacina será de responsabilidade do proprietário dos animais.
É preciso levar caixa de isopor com gelo para transportar os frascos de vacina. Há exceção para o distrito de Santa Lúcia do Piai, onde haverá um vacinador que passará nas propriedades rurais da zona colonial para auxiliar o produtor no preenchimento da declaração anual obrigatória e aplicará a vacina nos bovinos de todas as idades.
A Inspetoria Veterinária fica na Avenida Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos.
Campanha de reforço
Começa nesta quinta reforço contra febre aftosa em Caxias
Segundo a Inspetoria Veterinária, o rebanho de bovinos do município é de cerca de 40 mil animais.
GZH faz parte do The Trust Project