A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado começou oficialmente nesta terça-feira. Em Caxias do Sul, o rebanho bovino é estimado em cerca de 40 mil animais. Bovinos e búfalos, de qualquer idade, devem ser vacinados. Produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que estão em dia com a vacinação do seu rebanho têm direito a vacinas gratuitas. A novidade deste ano, divulgada numa portaria da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e do Agronegócio na segunda-feira, é que o número máximo de cabeças para ter direito as doses de graça subiu, de 50 para 100 animais. A vacinação segue até o dia 31.
Conforme a médica veterinária Luíza Virgínia Caon, da Inspetoria Veterinária de Caxias, no ano passado, foram distribuídas cerca de 23 mil doses gratuitas, quando o critério era ter até 50 cabeças. Como a portaria é nova, Luíza Virgínia ainda não tem ideia de quantas vacinas a mais serão necessárias. A orientação é que os produtores que possuem até 100 animais procurem o escritório municipal da Emater, Sindicato Rural ou Sindicato dos Trabalhadores Rurais e façam o enquadramento no Pronaf, se este for o caso, para que possam receber as vacinas sem custo.
Neste mês, em algumas datas específicas, haverá distribuição de vacinas em algumas comunidades. Mas, até o final de maio, será possível retirar as doses na própria inspetoria:
- É necessário levar uma caixa de isopor com gelo. Cada animal recebe uma dose de 5 ml, não importa se é terneiro ou já adulto - ressalta a médica veterinária.
Os criadores não enquadrados no Pronaf também devem buscar a Inspetoria Veterinária para informar o rebanho, acertar a ficha de criador e pegar a autorização para compra da vacinas em agropecuárias autorizadas.
Para retirar vacinas ou em caso de dúvida, procure a Inspetoria Veterinária, que fica na Avenida Vindima, 1855, próximo ao Parque dos Macaquinhos, em Caxias do Sul. O telefone é (54) 3221.1940. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.
Pecuária
Campanha contra febre aftosa em Caxias do Sul, que tem 40 mil bovinos, segue até o final do mês
Novidade deste ano é que produtores familiares que possuem até 100 animais recebem doses de graça
GZH faz parte do The Trust Project