A Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, celebra os 100 anos de fundação nesta terça-feira. No dia 10 de abril de 1912, um grupo de 31 pequenos agricultores reuniu-se na localidade de Santa Clara, então interior de Montenegro, com o objetivo de unir forças para prosperar.
Juntos, eles, a maioria italianos ou filhos de imigrantes, formaram a Cooperativa de Latícinios União Colonial para transformar o leite que produziam em queijo. Essa é considerada a data oficial de fundação da hoje Cooperativa Santa Clara. Mas, a história começa ainda no ano anterior. Em 15 de maio de 1911, 17 agricultores das localidades de Santa Clara, Torino e Estrada Geral fundaram a Latteria Santa Chiara.
No ano seguinte, a pequena sociedade foi transformada em cooperativa, com a união de outros sócios. Um marco do crescimento foi a fusão da Cooperativa de Laticínios União Colonial com a Cooperativa Agrícola de Carlos Barbosa, em 15 de março de 1975. A segunda possuía um moinho no local onde hoje é o escritório central e supermercado.
A partir da fusão, foi criada a Cooperativa Agropecuária Carlos Barbosa Santa Clara Ltda. O produtor rural aposentado Leonello José Baldasso, 89 anos, é filho de um dos fundadores e o primeiro presidente da cooperativa, Pedro. Leonello sempre foi associado da Santa Clara. Ele e a mulher Ottilia pararam de trabalhar há oito anos.
- Desde solteiro, eu sempre trabalhei com leite. Comecei pequeno, com uns 11 anos de idade. Quando eu casei, eu e a mulher continuamos. Naquele tempo era diferente, era tudo no braço. Não tinham máquinas - conta Leonello.
Hoje, a Santa Clara oferece mais de 200 produtos aos clientes, do setor de laticínios, frigorífico e doces de frutas. Além das fábricas, tem nove supermercados, oito mercados agropecuários, indústria de rações e cozinha industrial (que atende a própria Santa Clara e fornece refeições para outras empresas).
Por ano, 242 milhões de litros de leite chegam na unidade de Carlos Barbosa, vindos de mais de 3 mil produtores de 95 cidades do Estado. No ano passado, o faturamento alcançou R$ 618 milhões. Para este ano, é esperado um crescimento de 8%.
Leia mais sobre a história da cooperativa no Pioneiro desta terça-feira.
Aniversário
Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, celebra 100 anos de fundação nesta terça-feira
31 pequenos agricultores fundaram a cooperativa, que hoje conta com 4,4 mil associados
GZH faz parte do The Trust Project