Uma reunião auditório da Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa, às 9h30min, mobiliza entidades e empresas para a criação de um Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite - Clima Temperado para a região Sul. A sugestão é que o centro seja ligado a alguma Embrapa gaúcha já existente no RS. O encontro é promovido pela prefeitura e pela Cooperativa Santa Clara. Ao final da reunião, será redigida uma carta para o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. O governador Tarso Genro (PT) também deve receber uma cópia.
- Essa é uma mobilização estadual para atender ao setor produtivo e à indústria da cadeia do leite. Hoje, toda a pesquisa sobre leite é feita pela Embrapa de Minas Gerais (com sede em Juiz de Fora). Mas o clima lá é diferente, então pouco se aplica nos Estados da região Sul - explica o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Carlos Barbosa, Júnior Maurício Mocelin.
O médico veterinário com pós-graduação em bovinocultura de leite Vitor Hugo Martinez Pereira, que atua na prefeitura e na Santa Clara, explica que tanto as raças de gado leiteiro quanto o tipo de alimentação para os animais de Minas não são os mesmos dos do Sul.
- O custo com alimentação representa de 55% a 60% da produção. Aqui, o trevo, a aveia e azevém são a base da alimentação de inverno e primavera. Mas essas forrageiras não se adaptam em Minas, então, não são pesquisadas - aponta o veterinário.
A reunião é aberta a quem tiver interesse em participar.
Novos rumos
Encontro em Carlos Barbosa irá discutir centro de pesquisa de gado de leite para o Estado
No Brasil, pesquisas estão concentradas em Minas Gerais, região de clima diferente do Sul
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: