Com 3,95 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e 1,42 metros de altura, o A1 é o menor dos Audi. O automóvel que a montadora alemã apresentou hoje em Berlim para a imprensa internacional deverá ser seu carro chefe no Brasil. Apesar das dimensões compactas, a distância entre-eixos de 2,47 metros garante bom espaço para quatro adultos.
O visual arrojado segue o conceito dos irmãos mais velhos com detalhes que ressaltam a esportividade. Por dento, o interior revestido em couro traz quadro de instrumentos que lembra a asa de um avião, com quatro entradas de ar redondas como as turbinas de jato. O compacto Premium fabricado na Bélgica permite personalização com cores atuais e materiais inovadores: saídas de ar coloridas, luzes com LEDs ou assentos com cores diferenciadas, entre outros.
O sistema de navegação mostra mapas em 3D. O sistema de surround de áudio Bose conta com 14 alto-falantes, com tecnologia de fibra ótica LED, além de opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música e interface Bluetooth. Inclui ainda drive de DVD e controle por comando de voz.
Na Europa serão quatro opções de motores: dois a gasolina TFSI e dois a diesel TDI. Todos com injeção direta de combustível e turbocompressor. No Brasil serão vendidas apenas as versões top com motor 1,4 TFSI com turbo a gasolina de 125 cv de potência.
Com a transmissão automática de sete velocidade S-Tronic, o 1,4 TFSI acelera de 0 a 100 km/hora o Audi A1 em 9,1 segundos. A velocidade máxima é de 200. O novo Audi A1 será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorrerá em outubro. A chegada ao mercado deverá ocorrer entre março e abril de 2011. O principal concorrente do A1 no páis será o Mini Cooper. O preço ainda não definido, devera ficar em torno de R$ 90 mil.
Viagem a convite da Audi do Brasil