Peça escrita por Nelson Rodrigues em 1953, considera a primeira de suas "tragédias cariocas", A Falecida chega a Caxias do Sul neste sábado, em montagem estrelada por Camila Morgado e Thelmo Fernandes, sob direção de Sérgio Módena. A apresentação será no Teatro Murialdo, às 20h, com ingressos à venda pela plataforma Minha Entrada, a partir de R$ 86 (mezanino).
A peça leva ao palco a história de Zulmira, personagem de Camila Morgado. Trata-se de uma mulher pobre, infeliz no casamento e oprimida pelo machismo, que vê na proximidade da morte sua última chance de sentir algum tipo de realização pessoal.
— Para ela, ser enterrada com todo luxo e toda pompa é a vingança pela vida ordinária que levou. Ela encara a morte como uma maneira de, enfim, poder dizer: "Eu venci na vida!" — analisa o diretor da montagem, Sergio Módena, em entrevista a GZH.
Diante do primeiro desafio de levar ao palco um texto de Nelson Rodrigues, Modena comenta que não foi preciso fazer nenhum trabalho de atualização, mesmo se tratando de uma obra que escrita há mais de 60 anos.
— Quando você pega o texto, percebe que ele continua extremamente atual. Nelson Rodrigues é um autor cuja obra transcende a época. Não precisamos mudar nada porque as pessoas entendem tudo.
Ao descobrir que contraiu tuberculose, ela ingressa em uma jornada obsessiva e delirante em busca do que lhe parece ser a sua única carta de salvação: um enterro extremamente caro e luxuoso.
O elenco de A Falecida ainda conta com Stella Freitas, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Thiago Marinho e Alan Ribeiro.