Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, o projeto MEDCINE – Mediação Educativa de Cinema, resultou no curta-metragem de ficção "Escola Redenção", que será exibido nesta terça-feira, às 19h, na Sala de Cinema Ulysses Geremia (Centro de Cultura Ordovás), em Caxias do Sul.
À frente do projeto estão os cineastas e professores Cristian Beltrán, Pedro Nora Ferreira e Otávio Rodrigues, que guiaram um grupo de alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Evaristo De Antoni durante dois finais de semana de gravação. São elas: Vitória Betiollo, Nickolle Ferreira Maciel, Bárbara Brandão Tatsch e Ana Júlia Alves.
A trama se passa inteiramente dentro da própria escola, que recebe o nome fictício de “Escola Redenção”, espaço onde alunas são enviadas para serem “consertadas” segundo normas impostas pelo patriarcado. O elenco feminino enfrenta desafios individuais e coletivos para conseguir escapar desse ambiente. A história destaca a diversidade, tanto na narrativa quanto na composição do elenco e da equipe.
A exibição será aberta ao público, com entrada gratuita, além de contar com todos os mecanismos de acessibilidade (janela de Libras, audiodescrição, legenda e legenda descritiva). Com 15 minutos de duração, o curta tem como prioridade a inclusão.