A edição 446 do Órbita Literária, que ocorre sempre às segundas-feiras na Do Arco da Velha Livraria e Café, em Caxias do Sul, irá abrir espaço para o jazz. Porém, sem deixar de lado os livros. O tema será abordado pela ótica do historiador Eric Hobsbawm (1917-2012), autor de "História Social do Jazz" (2009). O evento tem início marcado para as 19h30min, com entrada gratuita.
Quem conduz o evento é o professor de História e harmonicista Hiram Fros, que irá receber o historiador Ildo Pellicioli Filho e o guitarrista Márcio Pimenta, ambos entusiastas do jazz em suas mais variadas vertentes. A curadoria é de Marte Fros, colaborador assíduo do Órbita.
- Vamos trocar ideias e propor ao público contribuir com suas impressões a respeito do gênero musical que percorreu a maior parte do século 20 e persiste, dando origem a outros estilos musicais, como o rock. Assim, queremos promover um diálogo que explore as diversas facetas da obra de Hobsbawm, seu legado e sua relevância contínua no estudo da história social, política e cultural - comenta Hiram Fros.
Uma das expressões culturais mais populares entre as que surgiram nos Estados Unidos, ao lado do seu "primo" blues, o jazz é uma música marcada pela mistura étnica entre negros e brancos e entre ritmos africanos e escalas ocidentais. Alguns dos principais músicos de jazz têm sua história ligada também à resistência contra o racismo e à luta por direitos civis, como as cantoras Billie Holiday, Nina Simone e o trompetista Miles Davis e o contrabaixista Charles Mingus.
Hobsbawm, já consagrado como autor de obras como Nações e Nacionalismo (1990) e Era dos Extremos (1994), dedicou alguns dos últimos anos de sua vida a produzir uma obra à altura da importância e também da sua devoção pelo jazz.