A Mostra Sonora Brasil Sesc está de volta a Caxias do Sul, trazendo mais uma vez a diversidade de ritmos e sotaques que fazem a riqueza da música brasileira, tendo como tema desta temporada "Encontros, tempos e territórios". Neste domingo, a dupla alagoana Chau do Pife e Andréa Lais irá apresentar uma mistura de sonoridades ancestrais e batidas eletrônicas, unindo passado, presente e futuro no palco. A atração é gratuita, mas é necessário a reserva dos ingressos pelo site do Sesc ou diretamente na unidade.
Considerado um patrimônio vivo da cultura alagoana, Chau do Pife é também um mestre deste instrumento que é uma variação da flauta europeia. O pífano, ou pife, é uma adaptação que tem origem nos povos indígenas, e no nordeste é muito utilizada em festas e cerimônias religiosas, especialmente no candomblé. Também é comum em Alagoas a existência de bandas de pífanos, formadas por pifeiros, claro, e por instrumentos de percussão.
Andreia Lais, por sua vez, é uma jovem cantora que, aos 24 anos, tem chamado a atenção pela sonoridade do seu repertório autoral, que mistura ritmos mais tradicionais a batidas eletrônicas. Junto com Chau do Pife, lançou a música Chão do Chau, que pode ser conferida no YouTube e dá uma ideia do que será o show em Caxias, que terá ainda a participação de Cassius Cardoso (pandeiro) e Irineu Nicácio (acordeon).
O Sonora Brasil terá ainda uma segunda e última data neste ano em Caxias do Sul. No dia 6 de setembro, às 20h, sobem ao palco o cantor e compositor de MPB Bado, acompanhado da banda Quilomboclada e da rapper Sandra Braids, todos de Rondônia.
PROGRAME-SE
O quê: Mostra Sonora Brasil, com show de Chau do Pife e Andréa Lais
Quando: domingo, às 17h
Onde: Teatro do Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira César, 2462)
Quanto: gratuito (pede-se a doação de alimento não perecível)