A animação vai estar presente, mas é a emoção que promete tomar conta do palco do Teatro Municipal Pedro Parenti neste domingo, em que a comunidade do samba em Caxias do Sul reconhece o talento de dois talentos de diferentes gerações. Tio Micaio, que há 60 anos participa da cena local com seu violão, e Beiço do Cavaco, com duas décadas de carreira, subirão juntos ao palco como protagonistas do show Duo de Cordas: um encontro que já estava escrito pela ancestralidade, marcado para as 20h.
Além dos homenageados, a noite terá os Seresteiros do Luar (conjunto do qual Micaio é integrante e Beiço contribui com frequência) contando com o acréscimo de Leonel Costa, no violão de sete cordas; os bailarinos do Espaço Akacio Camargo, e participação especial dos tamboreiros Rafa de Ogun e Róger da Oxum.
- É um prazer e uma honra tocar junto com o Tio Mica e o Beiço, músicos com presença de palco, dois caras que, se fossemos usar a linguagem do futebol, são os camisas 10 que comandam o meio de campo. Todos nós, Seresteiros, estamos muito gratos por poder viver esse momento junto a músicos e bailarinos que compraram essa ideia - destaca Djair Pereira, percussionista e líder dos Seresteiros do Luar.
Ao recordar a perda do vocalista do Seresteiros do Luar, Perdigão, que faleceu em julho de 2022 aos 80 anos, Djair destaca ainda a importância de se reconhecer em vida um legado como o que Tio Micaio construiu para a cultura e para a comunidade:
- Infelizmente a gente não conseguiu prestar uma homenagem em vida ao Perdigão, que certamente merecia o mesmo reconhecimento, assim como outros músicos que já não estão mais conosco. Tio Micaio nos deu um susto recentemente, está se recuperando de um AVC que deixou sequelas, mas a gente quer tê-lo conosco por muito tempo, com sua alegria e sabedoria.
Diretor da Unidade de Arte e Cultura Popular, da Secretaria Municipal de Cultura, apoiadora do evento, Alex Pires, ressalta a união em torno da ideia, que permitirá fazer um evento à altura dos homenageados, com figurinos especiais e uma produção caprichada em todos os detalhes. A renda da bilheteria será destinada a Tio Micaio, como um presente.
- Essa homenagem parte da intenção dos Seresteiros em prestar essa homenagem e procuram a nossa unidade para ajudar na produção. Contamos com ajuda da designer Paula Suzuki, da fotógrafa Tatieli Sperry, do Projeto Impulso, da grife NêgaNagô, entre outras. Foi uma vontade em conjunto de prestar essa homenagem, que vai ser muito marcante e muito merecida. Acho importante ressaltar que Tio Micaio é um artista negro, periférico, que há 60 anos resiste na cena cultural caxiense.
PROGRAME-SE
O quê: “Duo de Cordas”, homenagem a Tio Micaio e Beiço do Cavaco, com diversos artistas
Quando: domingo, às 20h
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 10, na Casa da Cultura