Com o lema A Diversidade é o que Nos Une e Fortalece Nosso Legado, a 51ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis se inicia dia 19 de julho e segue até 4 de agosto. Trinta e seis grupos internacionais, nacionais e regionais estão confirmados para apresentar suas culturas por meio da dança no tradicional evento que ocupará a Rua Coberta, no centro do município.
Com a proximidade da data de abertura, as soberanas do festival, a rainha Ana Luiza Kuhn, e as princesas Marluce Maldaner e Camila Caroline Schwaab visitaram a Redação Integrada do Jornal Pioneiro, Rádio Gaúcha Serra e RBS TV Caxias, nesta quinta-feira (4), para divulgar o evento. A expectativa do trio é alta. Elas acreditam que o festival contribuirá para a retomada dos eventos culturais pós chuva no Rio Grande do Sul.
— Estamos agora na contagem regressiva. A gente tem uma expectativa de trazer uma alegria e um conforto para todas as pessoas. Além disso, vamos ter uma ação solidária de arrecadação de livros e brinquedos para doar aos municípios que foram mais impactados — destaca a rainha Ana Luiza.
O público terá contato com a diversidade cultural por conta das apresentações de grupos da Argentina, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Peru. Além da brasilidade expressa no repertório de grupos da Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina. Do Rio Grande do Sul, foram selecionados artistas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Ijuí, além de representantes da Região das Hortênsias.
Feira da Diversidade
Durante o festival ocorre também a Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando dezenas de estandes com produtos artesanais. A feira ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também estará presente com uma praça de alimentação, funcionando das 10h às 22h.
— Vamos ter palestras, bate-papo com convidados e moradores do município para as pessoas trazerem suas histórias, que passam de geração em geração. Não é aquela história contada nos livros, mas do dia a dia dos moradores de Nova Petrópolis, que também vieram junto com o legado dos imigrantes. A diversidade é o que nos une e fortalece o nosso legado — resume a princesa Camila, citando o tema do evento.
Intercâmbio cultural
O Festival Internacional de Folclore é um evento de valorização das tradições e dos costumes, em uma mescla de manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes, iniciado em 1973.
— A gente já dança há muito tempo, é um legado deixado pelos nossos antepassados, pelos nossos pais. Continuamos com esse legado da dança e é algo que nos inspira, a gente vive isso. Então, a gente concilia com o nosso emprego, com outras coisas que a gente faz, porque a gente realmente gosta — confidencia a princesa Marluce.
Veja a programação completa no site oficial do Festival Internacional de Folclore.