Nascida na Eslováquia e radicada na Austrália, a artista plástica Natasha Art, nome artístico de Natalia Chabadova, 33, está em Caxias do Sul com uma galeria temporária onde pinta e expõe algumas de suas telas. O público é convidado a entrar, tomar um café, conhecer o trabalho e acompanhar o processo criativo da artista, que ficará na cidade até 6 de junho.
A Natasha Art Gallery fica junto ao estacionamento rotativo Pedron, na Rua Moreira César, nº 1519, bairro Pio X. Embora acanhado no tamanho, o espaço é suficiente para abrigar uma dezenas de obras que retratam o olhar da artista sobre uma praia carioca, um farol na Austrália ou singelos cactos plantados num canteiro próximo à galeria.
- Eu pinto durante o dia, normalmente à tarde, e deixo as pessoas à vontade para que possam assistir ou que entrem e tomem um café comigo, conversem. É algo que eu sempre gostei de fazer como apreciadora de arte, assistir os pintores trabalhando como uma forma de inspirar outras pessoas a encontrarem sua arte - conta Natasha, que é casada com um caxiense com quem vive em Sydney, e arrisca poucas palavras em português.
Além de participar de exposições coletivas e promover mostras solo, sendo que a próxima está marcada para ocorrer no segundo semestre em uma galeria de Praga, na República Tcheca, Natasha também pinta em locais a céu aberto, como um trio de baleias que desenhou num mural colaborativo na praia de Bondi, um dos principais pontos turísticos de Sydney.
As obras pintadas pela eslovaca retratam cenas naturais, como paisagens, plantas ou animais, buscando unir natureza e espiritualidade, dois temas que a inspiram na vida e no trabalho, além da música. Para a próxima temporada em Caxias, prevista para o ano que vem, a intenção da artista é oferecer sessões de prática que unem pintura, música e relaxamento, promovendo bem-estar e autoconhecimento.
Além de visitar a galeria, é possível conferir o trabalho de Natasha pelo instagram @magic.missioner ou pelo site www.natashaa.com/en. Todas as obras também estão à venda.