Apresentar através do canto as aproximações históricas, culturais e religiosas entre o Brasil e a África. Assim foi pensado o concerto que abre a temporada do Coro Municipal de Caxias do Sul no Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura), no sábado e no domingo, às 19h30min.
Sob a regência de Artur Stockmans, “Afrika Takatifu" (que pode ser traduzido da língua suaíli como Sacra África) passeia por duas tradições ancestrais: as canções lúdicas, que podem ser de ninar ou de brincar, e as músicas de trabalho que os africanos escravizados trouxeram para a América. Mergulhando fundo, o grupo irá apresentar o repertório em idiomas como nguni, zulu, venda e xhosa.
- O concerto será dividido em dois atos. O primeiro traz músicas que são de ninar ou de brincadeiras infantis, enquanto o segundo traz músicas de trabalho dos povos escravizados. São duas facetas que as pessoas vão relacionar, porque são do carinho da mãe pelo filho e do amor fraternal, mas também da dor e da infelicidade. São dois momentos que se contrapõem - destaca Artur.
O regente comenta ainda sobre a importância de trazer este repertório para o público caxiense:
- É um repertório que não se vê tanto no Sul do Brasil, em especial na nossa região, mas que merece ser apresentado a todo o público que puder alcançar. A música não tem fronteiras, mas sim povos, influências, tradições. E esses povos não reconhecem as fronteiras que foram desenhadas pelos colonizadores europeus.
O Coro Municipal de Caxias do Sul é composto por 31 cantores. Além da regência de Stockmans, o grupo conta com preparação vocal de Ricardo Barpp, acompanhamento no piano de Gislaine Nicola e Miraci Jardim na percussão. A iluminação ficará a cargo de Sigrid Nora, a operação com Adelmir Matana, e os figurinos com Paula Giusto.
PROGRAME-SE
O quê: concerto “Afrika Takatifu", do Coro Municipal de Caxias do Sul
Quando: sábado e domingo, às 19h30min
Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti (Casa da Cultura), em Caxias do Sul
Quanto: R$ 10 ou um quilo de alimento não perecível