Fundada em 1969, a RBS TV Caxias do Sul foi a primeira emissora do Grupo RBS instalada no interior do Rio Grande do Sul. Na época, foram os empresários Nestor Rizzo, Ottoni Minghelli e Maurício Sirotsky Sobrinho que tomaram a frente da iniciativa de presentear a região com um canal de televisão local.
Conforme reportagem do jornal Pioneiro de 23 de fevereiro de 1969, a solenidade contou com as presenças do então ministro dos Transportes dos governos Costa e Silva e Médici, o caxiense Mário Andreazza, e da comitiva da Festa da Uva, a rainha Elizabeth Menetrier, e pelas quatro princesas: Ana Cristina Rodrigues, Elizabeth Corsetti, Jocélia Pizzamiglio e Lisana Schumacher, já que o lançamento coincidiu com a Festa da Uva daquele ano.
— É uma honra fazer parte dos 55 anos da RBS TV Caxias, emissora pioneira no interior gaúcho e que carrega tanto do DNA da Serra. Arena para todos os temas que impactam na vida dos moradores da região, a RBS TV é o canal em que os telespectadores sintonizam para encontrar informação, credibilidade e relevância. E para se ver! Tenho orgulho de tudo o que fizemos até aqui e estou convicto de que seguiremos em constante renovação para estar cada vez mais próximos desta região que tanto contribui para nosso Estado — reconhece Claudio Toigo, CEO do Grupo RBS.
Memórias e trajetórias
Durante esses 55 anos de história e coberturas marcantes, diversos jornalistas, repórteres cinematográficos e editores de imagem passaram pela emissora. Quatro dessas personalidades foram convidadas pela RBS TV a relembrarem alguns momentos importantes de suas trajetórias:
Marco Matos
— Para mim, é um grande orgulho ter feito parte dessa equipe. Eu comecei ainda como estagiário desse time engajado, lá em 2011, 2021. Foi muito legal aprender a fazer jornalismo nessa cidade que eu nasci, estudei e conheci tanta gente bacana. Quero lembrar de uma reportagem que eu fiz, acabei sendo repórter da RBS TV Caxias em 2017 e 2018. Naquela época criamos um projeto chamado Manta e Cuia, em que a gente mostrava o inverno da Serra gaúcha de um jeito muito especial. Eu fui para Cambará do Sul e para São José dos Ausentes para acompanhar, justamente, esse pessoal que mora nos pontos mais altos do nosso estado, pertinho dos cânions... Foi um prazer enorme poder mostrar essa beleza toda para todos os gaúchos, de todos os lugares aqui do estado. Sempre que eu vejo essas reportagens, eu fico muito feliz. Parabéns pelos 55 anos e que seja uma longa história!
Celito Esteves
— É especial para mim estar aqui nesse momento para dizer os parabéns, porque foi nessa emissora que as portas se abriram para mim, trabalhando como operador de VT (videotape), passei a câmera man de estúdio, depois cinegrafista e aí, sim, as portas se abriram para que eu pudesse me tornar um repórter de televisão. Isso tudo sempre ficou muito guardado em mim. A emissora que deixou que eu plantasse minhas raízes para crescer com qualidade é a RBS TV Caxias. Nos tempos que trabalhei como repórter, as lembranças que me vem são muito relacionadas ao esporte, que acabou sendo a minha linha de trabalho. Muito legal cobrir a dupla Ca-Ju. Quando a gente roda esse país, temos um respeito considerável: Tite, Felipão... De onde saíram? Dessa terra, onde brotam coisas boas. Onde se permite que isso aconteça, que é o caso da RBS TV Caxias.
Viviane Salvador
— A RBS TV faz parte da minha história enquanto jornalista e profissional da área da comunicação. Eu comecei a trabalhar na RBS em 1998 como estagiária, depois fui contratada como repórter do RBS Cidade e também fui apresentadora do Jornal do Almoço, foram quase 10 anos, até 2007, participando de várias coberturas regionais, estaduais, nacionais, e até de uma super viagem internacional, onde acompanhei um grupo de jipeiros de Bento Gonçalves até Machu Picchu no Peru. Foi muito bacana. Mas tem uma história, em especial, uma cobertura ao vivo, porque, afinal de contas, o ao vivo é a hora do frio na barriga e da emoção mais intensa, onde eu e a colega Simone Santos, em 2002, participamos das transmissões das Olimpíadas Coloniais da Festa da Uva, para o programa Mais Você, da Ana Maria Braga. Mostramos para todo Brasil. Comemos pão com chimia, amassamos uva com os pés, fizemos concurso de quem fazia mais massa, bigoli, na mão. Foi muito divertido. Passamos uma manhã inteirinha junto com a Ana Maria Braga e com o Louro José mostrando coisas da nossa terra. Isso me arrepia, enche meu coração de alegria. Obrigada RBS TV, agradeço muito por fazer parte dessa história de sucesso.
Marliva Gonçalves
— Eu trabalhei na RBS de 1986 até, mais ou menos, 1990. Era uma época de bastante rigidez em relação a algumas regrinhas de apresentação. Por exemplo, cor de esmalte de unha, tipo de penteado e de maquiagem. Ainda bem que essas coisas mudaram hoje! Também havia regras muito específicas sobre tempo de matérias e tempo de entrevistas, em especial. Nós tínhamos o RBS Notícias, o jornal da noite, com três minutos para três ou quatro matérias de toda a região. Houve uma vez em que lutamos para que o espaço do RBS Notícias tivesse apenas uma matéria: era o caso de um menino, em Caxias, que precisava de ajuda da comunidade, porque a família era muito humilde e ele necessitava de uma cirurgia. Com muito convencimento e argumentação jornalística, nós convencemos o diretor geral, que permitiu que o RBS Notícias tivesse essa matéria enorme, uma grande reportagem. E deu tudo certo com a criança e com a família dela! Então, a RBS, minha primeira escola me ajudou a entender que podemos sempre lutar pelo bom jornalismo e pelos nossos ideais, que não devem nunca morrer e nem se sujeitar tanto às regras. Elas podem ser quebradas em nome do que é melhor para o público. Muito obrigada, RBS, e feliz aniversário!
Jornal do Almoço em Flores da Cunha neste sábado
Junto das comemorações dos 55 anos da RBS TV em Caxias do Sul e região, o Jornal do Almoço deste sábado (24) será especial. A edição ocorre ao vivo direto da Fenavindima, em Flores da Cunha, a partir do meio-dia. Além da apresentadora do JA na Serra, Shirlei Paravisi, também estarão presentes Marco Matos e Cristina Ranzolin com transmissão para todo o Rio Grande do Sul.