Um dos rostos mais conhecidos da cultura brasileira, especialmente por papéis marcantes em telenovelas ao longo dos últimos 40 anos, o ator Marcos Frota chegou ontem a Caxias do Sul para conferir a estreia do Mirage Circus, do qual é uma espécie de embaixador desde sua fundação, há 10 anos. Desde os anos 1980, quando interpretou um trapezista na novela Cambalacho, da TV Globo, Frota se apaixonou pela arte circense e nunca mais deixou de misturar palco e picadeiro em sua carreira. A seguir, confira a entrevista que Frota concedeu ao Sete Dias logo após sua chegada a Caxias.
O Mirage Circus impressiona pelo tamanho e anuncia um espetáculo diferenciado. O que o público pode esperar a partir desta noite?
A equipe do Mirage tem essa vocação de respeito ao público, que é a primeira coisa que o artista tem de ter. Dar o seu melhor sempre. Somos uma comunidade de 200 pessoas envolvidas neste projeto que se tornou a maior referência em circo no país, um circo em que a tecnologia é usada a serviço do talento de uma geração, que já está sendo considerada a geração de ouro do circo contemporâneo. A expectativa é muito grande de encontrar com o público de Caxias, em especial as crianças. São elas que nos fazem não querer economizar nenhum tipo de sacrifício e esforço para que elas conheçam o que é o circo brasileiro e que sonhem com o circo.
E possível dizer que o Mirage Circus cumpre também um papel de resgate da arte circense no Brasil?
O espetáculo propõe esse encontro da tradição com o que há de mais moderno. O circo sempre teve um lugar muito especial no coração do público, em especial das crianças. E a gente não quis perder isso, nem fazer um espetáculo que fosse muito distante da história e da tradição circense. Ao mesmo tempo, porém, é uma proposta completamente diferente, com uma direção artística, com muita tecnologia e compromisso com o novo e com o surpreendente.
Ao chegar a uma nova cidade, a gente tem a oportunidade de pegar um público que em grande parte nunca foi ao circo, e que não tem a noção de que o Brasil é capaz de gerar um espetáculo dessa dimensão. Normalmente são cidades que param para ver o circo chegar, e nisto se cria uma expectativa muito alta.
Como é para você ser o rosto à frente de um circo de tamanhas proporções?
Há algum tempo eu achava que era uma referência para o circo, em função de ter uma carreira no cinema, na televisão e no teatro, de sempre levar o circo à mídia. Mas o Mirage me ensinou que o circo é muito maior do que eu, e que eu estou aqui para servir. Isso mudou totalmente a minha relação com o circo, pois me deu a percepção de estar fazendo essa história junto com uma equipe de 200 pessoas. É uma honra poder ter essa sensação de que estou servindo à história do circo no meu país.
Como se dá a tua participação nos espetáculos?
As pessoas me conhecem, e procuro estar com elas do jeito que sempre estive. Elas sentem uma intimidade comigo, mesmo não me conhecendo pessoalmente. A minha participação, ou a minha interferência no espetáculo, é com uma fala neste sentido de aproximar quem está fazendo o show de quem está assistindo. A intimidade que eu sinto com todo esse universo, que a essa altura é quase espiritual, é o que eu quero transferir para o público, a fim de que a experiência seja inesquecível.
AGENDE-SE
O quê: temporada caxiense do Mirage Circus, do ator Marcos Frota
Quando: estreia quarta-feira, às 20h30min. Conferir datas e horários pelo site
Duração: 1h45min
Onde: Parque de eventos da Festa da Uva
Quanto: entre R$ 20 e R$ 130 (também pelo site)