Após uma temporada em que levou mais de 200 mil espectadores na capital gaúcha, o Mirage Circus, empreendimento do ator Marcos Frota, estreia nesta quarta-feira, às 20h30min, no Parque da Festa da Uva de Caxias do Sul. Considerado o maior circo da América Latina na atualidade, a atração ficará por seis semanas na cidade, com a presença do global anunciada para os primeiros dias e primeiro final de semana.
Inspirado nos cassinos de Las Vegas, o Mirage tem capacidade para 1,8 mil espectadores e entrega mais de 20 atrações, como malabaristas, trapezistas, bailarinas, mágicos, palhaços e globo da morte, além de não contar com a exploração de animais. O diferencial está na qualidade do elenco, que reúne alguns dos melhores artistas nacionais e internacionais do ramo, e no tamanho da estrutura. Para dar uma ideia, são necessários 19 caminhões puxando 28 carretas para transportar o aparato de mais de 800 toneladas de equipamento de uma cidade para a outra.
- Mais do que um espetáculo circense, o Mirage é uma experiência. Desde o primeiro momento em que você pisa no circo e depara com a estrutura, com o conforto, isso já é parte do espetáculo. O público vai encontrar as atrações tradicionais do circo, como globo da morte, trapézio, malabaristas, palhaços, mas com uma roupagem muito mais moderna e atual, com muita tecnologia envolvida e técnicas diferenciadas. São números de uma dificuldade além do que se está acostumado a ver - antecipa o diretor de marketing do Mirage Circus, Sócrates Fernando.
Tendo completado 10 anos em setembro, o circo que tem Frota como um dos idealizadores une o que há de mais moderno ao que existe de mais tradicional na milenar arte circense. O espetáculo é encarado como uma espécie de resgate de uma forma de expressão artística e de entretenimento que já viveu seu auge, mas que perdeu espaço ao longo do tempo.
- A arte circense foi se precarizando porque o circo, sem poder de investimento, ficou obsoleto. Mas ela é única e ainda vive no coração das pessoas, que têm uma memória afetiva muito forte com o circo. Há uma pesquisa muito grande que diz que o circo é um dos segmentos culturais menos consumidos, mas, ao mesmo tempo, é o que tem menor rejeição. Dificilmente alguém não gosta do circo. O que isso nos diz é que faltam espetáculos de qualidade. Hoje o Mirage pode se considerar um entretenimento que alcança um público de qualquer idade, de qualquer classe social, sem distinção. São famílias inteiras, mas também jovens que nunca tinham ido ao circo. Esse é o público que mais se impressiona, por não ter a dimensão do que um espetáculo circense pode oferecer - acrescenta Fernando.
Após a estreia, o Mirage Circus terá espetáculos de terça-feira a domingo durante a temporada em Caxias do Sul, com horários variados. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site. Também há opção de compra de camarotes para famílias.
PROGRAME-SE
O quê: temporada caxiense do Mirage Circus, do ator Marcos Frota
Quando: estreia quarta-feira, às 20h30min. Conferir datas e horários pelo site
Duração: 1h45min
Onde: Parque de eventos da Festa da Uva
Quanto: entre R$ 20 e R$ 130 (também pelo site)